Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A música a serviço da humanidade

Videoclipe brasileiro vira campanha mundial contra o alcoolismo
O rap “Um brinde” do grupo Inquérito ultrapassa a fronteira europeia, invade emissora na Inglaterra e é exibido em mais quatro países.
 
Gravação do vídeoclipe em um ferro-velho.
Será lançado no próximo dia 18, o videoclipe “Um brinde”, do grupo de rap Inquérito. A música faz parte do álbum “Pensando em fazer Mudança”, terceiro trabalho do trio de Campinas. Entretanto, o que seria apenas um lançamento de audiovisual para entretenimento, transformou-se em uma campanha mundial contra o alcoolismo.

A campanha homônima surgiu a partir da ideia de conscientizar as pessoas sobre os perigos do álcool. O vídeo, gravado entre dezembro e janeiro últimos nas cidades de Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste e Campinas, teve seu lançamento protelado para fevereiro devido à proximidade do carnaval e ao eventual aumento do consumo de álcool nessa época, além de coincidir com a Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo.



Após o término das gravações do videoclipe foram produzidas 1000 cópias do DVD. As divulgações na internet juntamente com a articulação de contatos no exterior fizeram com que o trabalho atingisse tamanha proporção. “Gostaríamos de trabalhar a questão da conscientização popular e pensamos em exibir o vídeo em alguns lugares”, comenta o vocalista Renan Inquérito, “esse problema mundial só pode ser resolvido através da informação e é isso que o nós [Inquérito] pretendemos”. 
Um olhar diferente sobre o mesmo problema.

Para o MC, o material é uma forma de falar a todas as pessoas sobre os problemas relacionados ao álcool e a época é propícia para a ação. “Estamos no período pré-carnaval e buscamos reduzir os índices apresentados nas estatísticas. O vídeo tem três minutos; neste período, segundo a Organização Mundial de Saúde, 14 pessoas morrem no mundo vítimas do álcool. O Inquérito quer trazer a mudança e estamos conseguindo”, analisa o rapper.

O vídeo será apresentado em mais de 120 pontos de norte a sul do Brasil. O trabalho também será exibido em Guiné Bissau, Cuba, Estados Unidos, Portugal e Inglaterra, com destaque para a exibição em uma TV de Londres.

O Inquérito é formado pelos MC’s Renan Inquérito e Pop Black, além do DJ Rodrigo. O grupo está na ativa desde 1999 e por duas vezes recebeu o prêmio Hutúz – considerado o maior festival de hip hop da América Latina – com trabalhos dos dois primeiros discos Mais Loco que u Barato (2005) e Um segundo é pouco (2008). 


Capa do 3° DVD do Inquérito.

A pandemia do álcool


Falta pouco mais de 20 dias para o início do carnaval. Nesse período, as pessoas costumam ingerir doses excessivas de bebidas alcoólicas, preocupando a Organização Mundial da Saúde, que por sua vez divulga dados assustadores sobre o alcoolismo.

Em todo o mundo, cerca de 2,5 milhões de pessoas morrem devido ao consumo de álcool ou por problemas relacionados a ele. Os números mostram que o álcool mata mais que a AIDS ou a violência.

2 comentários:

  1. Cara cada vez mais vejo que vai haver o novo boom do Rap nacional, com o surgimento de novos sons, a expansão e popularização de produção musical de qualidade, a criatividade, inteligência e vivência dos brasileiros como Emicida (Lolapalooza, um dos maiores festivais de musica do mundo), Inquérito, Criolo Doido, entre outros o rap terá nova oportunidade de mostrar sua força, dessa vez com letras muito mais politizadas e menos bandidagem...

    ResponderExcluir