Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Teatro de mamulengos



Circuito Cultural Paulista chega a Itapira com teatro de mamulengos
Espetáculo acontece no próximo dia 18, no Parque Juca Mulato.

Cores e ritmos compõem a o teatro de mamulengos. (Foto: Divulgação)
A mistura de música, encenação e poesia do Teatro Mamulengo será atração no Parque Juca Mulato, em Itapira, no próximo dia 18. O show ‘Folia Brasileira’, que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura por meio do Circuito Cultural Paulista, será apresentado a partir das 20h30, com presença confirmada do Mestre Vadeck de Garanhuns, um dos maiores nomes deste gênero no Brasil.

A história se passa na fazenda do coronel Vicente Pompeu, que está realizando uma grande festa para comemorar o noivado de sua afilhada Marieta com Simão, seu secretário. O coronel quer que a festa seja uma grande mostra da nossa cultura popular, com apresentações de reisado, bumba-meu-boi, ciranda, frevo, entre outros. Simão enfrenta alguns problemas, mas resolve tudo junto com a plateia e consegue realizar a festa.

Segundo a assessoria do espetáculo, o ‘Folia Brasileira’ é um evento literalmente popular, que apresenta e analisa vários aspectos da nossa cultura, como as danças, folguedos, lendas, ecologia, cidadania, culinária, costumes e tradições. Além do Mestre Valdeck de Garanhuns, participam do espetáculo instrumentistas e manipuladores de bonecos, assim como figurinos e adereços profusos em cores e regionalismo.

Cultura popular   

Mestre Valdeck e fantoche Benedito: música,
encenação e poesia. (Foto: Divulgação)
O Teatro de Mamulengo é apresentado em qualquer lugar. Ele é predominantemente de rua, porém, pela sua versatilidade, pode muito bem ser apresentado em teatros e outros espaços alternativos. É acompanhado de música ao vivo – sanfona, triângulo, zabumba, pandeiro, ganzá – e versa sobre assuntos relacionados ao comportamento artístico-cultural do povo brasileiro.

Mamulengo, por sua vez, é uma forma de arte popular da cultura nordestina. É um teatro de bonecos, conduzido com as mãos na linha dos fantoches, mas com uma estrutura própria, da qual faz parte histórias, lendas, linguagem própria, personagens fixos, pancadarias, picardia, música e dança.

5 comentários: