Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Existe vida após o Facebook!

Ultimamente, estive pensando sobre a efemeridade das coisas e de tudo aquilo que desaparece na mesma velocidade que a nós se apresenta. As paixões, os vícios, as amizades superficiais, o cabelo comprido que hoje está curto e amanhã voltará a crescer, as promessas não levadas a cabo, os conflitos, as frustrações, as realizações e outra miscelânea de ferramentas inúteis de interação que jamais sonháramos ter quando crianças, mas que, estranhamente, hoje se tornaram imprescindíveis para boa parte dos robôs teleguiados que habita a terra. Entre estas inovações “essenciais” está o Facebook.

Ah, o Facebook! O que seríamos sem ele! Este fantástico dispositivo que nos aproxima daqueles que estão longe e nos afasta de quem está ao nosso lado! Por perceber cada vez mais a incapacidade de estabelecer um diálogo normal com um semelhante – à moda antiga, usando a fala, alguém ainda se lembra? –, resolvi, após seis anos de relacionamento fiel e inabalável, romper relações com meu amiguinho azul. Comuniquei a alguns amigos sobre minha insanidade e, logo de cara, retribuíram-me com olhares incrédulos e inquisidores. Ainda que me corroesse o medo de perder milhares de amigos desconhecidos ou de não mais saber o que cada um comeu em sua última refeição, descobri algo revelador: existe vida após o Facebook!   

Quando moleque, lá nos confins do norte paranaense, no início da década de 90, eu ia até a casa de alguém quando queria vê-lo, chamava-o em frente ao portão e, já na rua, as possibilidades eram infinitas. Tínhamos todo o tempo do mundo. O nome disso era vida real! Ainda lembro-me de seus aromas, texturas e sabores. Não quero ser saudosista e nem nostálgico, tampouco quero negar a evolução das coisas do mundo, as quais nos ajudaram a crescer como nunca antes. Contudo, nesta realidade em que todos os segundos são preenchidos com informações e novidades, esvaziam-se as pessoas e as relações humanas, a ponto de tornar-se rara a comunicação não intermediada por um celular ou outro qualquer novo dispositivo da moda – o qual se torna velho, quase que subitamente, no instante em que é lançado!

Da minha já ultrapassada, mórbida e nociva vida social (digital!) guardo apenas as fotos, pois estas me remetem às coisas que realmente importam, aos bons e inesquecíveis momentos que presenciei e aos amigos que curtem e compartilham comigo a vida real. Percebo, antes tarde do que nunca, que, se a vida é tão passageira quanto um piscar de olhos, por que permanecer em frente a uma usina de utopias, escura e fria, onde desfilam máscaras e cenários que jamais serão verdadeiros?

Àqueles que ficam, desejo-lhes que a dureza da efemeridade não os assombre de repente e que neste palco de ilusões sejam felizes, ainda que absortos em um mundo de faz-de-conta e sentimentos limitados. Já aos meus poucos amigos, não marcarei ninguém para saber como estou ou para onde vou, mas garanto estar no mesmo lugar, do jeito que vocês me conheceram antigamente, olho no olho, sempre disponível para novas experiências que guardaremos não numa plataforma onde milhões de desconhecidos vagueiam feito zumbis, mas em nossa memória, de onde nunca deveriam sair as boas lembranças.    


14 comentários:

  1. Bons tempos em que usávamos mais o físico sobre nossa capacidade criativa. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Texto lúcido, sóbrio, do passado próximo... De fato, um dos mais brilhantes que li nesse tempo, em especial, por apenas revolver ocorridos tristes.... Caro, continue a escrever textos assim... Felicito-lho pela linguística ... Ex corde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brilhante é a forma - no sentido literal, sintagmático - como você escreve, meu querido! Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  3. É a pura verdade. Estamos cada vez mais distanciando das pessoas que estão ao nosso lado. Lindo texto. Adorei! Infelizmente é a realidade da vida atual.

    ResponderExcluir
  4. Deixei de ser um usuário de rede social a muito tempo atrás, minha vida, assim como a de varias pessoas é um tanto agitada, e não vi necessidade de retornar.

    Sei que quem faz o tempo somos nós, mas muito de nós ainda caminha como zumbis sobre a terra, independente de estarmos conectados a rede social ou não.

    Talvez, o que nos falta é saber utilizar nosso tempo, com coisas úteis e a rede social pode ser útil sim, nos deixa conectados e informados se soubermos utilizar a favor de nosso intelecto. Mas tb sei que mensagens irrelevantes são enviadas em massa em nossa conta. Ver as mensagens de amigos lhe perguntando coisas sem sentidos, lhe deixa de cabelo em pé. Tanta coisa para fazer e vou tomar meu tempo com isso ?

    A muita coisa de bom e de ruim em toda a internet, mas a forma como a utilizamos é como defini se ela é boa ou ruim.

    Achei legal a matéria e compreendo bem o amigo, só espero que os defensores de plantão das rede sócias compreendam que a mensagem não é um ataque a ferramenta, mas se você que esta lendo isso agora é um defensor de plantão da rede social, é sinal de que não consegue enxergar que já esta dominado por ela rs.
    E para os críticos de plantão da rede social, apenas um alerta, mantenham a mente aberta, as vzs nos perdemos no caminhar por nos fechar a determinadas coisas da vida.

    CADA UM COM SUA REDE SOCIAL E MENTE ABERTA SEMPRE.

    Já presenciei familiares histéricos por falta de uma simples conexão wifi e não poder checar suas mensagens no facebook, whatspp, twitter, etc..

    O titulo da matéria é... Existe vida após o Facebook!
    Mas assim como o autor, vou mais além ... será que existe vida após a energia elétrica ?

    Você já parou para observar as pessoas quando a falta de energia ? Não poder assistir TV, ligar a luz do quarto, ouvir um rádio ou qualquer outra coisa ?
    Ah! bendita bateria do celular...agora posso ouvir minhas musicas enquanto a energia não volta, tb posso usar meu 3G...mas as benditas células de lítio logo vão me deixar na mão, e logo logo o caos mental retorna...Livros e revistas não me servem.
    Olhar o céu ? ... acho que não.
    Sentir a sensação do silencio ? Que silêncio ? minha mente é puro caos neste momento dramático que passo sem energia elétrica.
    Refletir e estudar sobre o que se passa neste momento interno ? não tb não...
    Neste momento sou incapaz de ter determinada lucidez, pois minha impaciência mental é superior.
    Falar com a pessoa que esta ao meu lado ?
    Que pessoa ? eu mau a vejo...
    Obs:
    Quando me refiro a falta de energia, falo das questões da vida, aonde não a motivo para pânico...lógico que a energia nos traz um beneficio enorme, assim como a internet também nos traz.

    Ass.
    Sou apenas um ser humano ignorante,
    tentando viver entre o caos,
    sabendo que não existe o bem nem mau,
    apenas conhecimento e ignorância
    e acreditando que o caos somos nós que criamos, mas com mente aberta, serenidade, gentileza e determinação nos tornaremos heróis da vida.
    Um grande abraço e continue com o blog

    ResponderExcluir
  5. Você captou bem o espírito da mensagem, meu amigo! Obrigado pelo comentário!!

    ResponderExcluir
  6. Texto muito bom...

    Tão realista, q ao terminar de ler da vontade de excuir a pagina do Face na mesma hora.

    Mas como também uso para trabalho -E na verdade, tenho usado apenas para isso mesmo-, por enquanto para mim é um meio muito bom de promover eventos, e cursos que venha a participar, ou organizar.

    Mas concordo plenamente com a dependência, e as vezes -muitas vezes- irresponsabilidade com a qual varias pessoas publicam e curtem idéias, que lhes são apresentadas diariamente em suas paginas, assim se expondo a opiniões de outras pessoas nas quais sabem do que estão falando, e muitas vezes ficam sem argumentos para uma discussão coerente, e que mantenha no "minino" um nivel básico de inteligência.

    ResponderExcluir
  7. É uma boa ferramenta de divulgação, de fato. Mas a balança pesa mais para os contras, ao menos para mim. Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Existe sim vida fora do facebook, mas acredito que uma coisa não exclui a outra, vc pode ter facebook e ainda assim ter uma relação real com sua familia e amigos! Digo por experiencia propria que o facebook é uma poderosa arma na aproximação entre as pessoas, pois, foi através dessa rede social que comecei a conversar com o garoto que hoje é meu namorado, e esse relacionamente não teria ocorrido de outra forma, pq nós nunca teriamos nos conhecido se ele não tivesse me adicionado. Então sim, o facebook pode afetar a vida pessoal das pessoas, mas ai cabe a elas decidir se vai afetar positiva ou negativamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patrícia! De fato, sua opinião faz sentido, inclusive para mim, que aboli o facebook da minha vida. Ocorre, entretanto, que a forma como você enxerga essa mídia social te coloca no grupo da exceção, o qual faz do facebook um aliado, e não um vício. Ainda sim, acredito que o facebook não aproxima as pessoas, pelo contrário, as afasta. Cada minuto que você dedica ao "cara de livro" a mantém afastada do mundo real e, conseguintemente, longe das relações humanas. Todavia, agradeço-a pelo comentário!!!

      Excluir
  10. Muito bom mesmo, partiuuuuuu vida real!

    ResponderExcluir