Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

As utopias na era moderna

As utopias são essenciais, mas também podem ser perigosas à sociedade.
Desde os primórdios da existência humana, há desigualdades que promovem ascensão de uns e exclusão de outros. Para fugir da realidade desigual que o cercava, o ser humano imaginava uma nova vida digna. Atualmente, as chamadas utopias continuam presentes na sociedade e possuem prós e contras.

As utopias revelam a capacidade de reflexão de uma pessoa e são essenciais à sociedade. Criando uma realidade alternativa e justa a todos, o homem é capaz de melhorar o lugar em que vive. No entanto, os ideais utópicos se tornam inúteis quando não são propagados, impedindo que outros indivíduos conheçam ideologias com grande poder de transformação.

Ademais, as utopias podem representar um perigo às pessoas, caso os objetivos traçados sejam atingidos por meio do terror. A criação do nazismo é um exemplo de nocividade das utopias. Para os nazistas, a existência de uma raça pura (ideia utópica) deveria ser alcançada a qualquer custo, até mesmo pela violência.

Portanto, não é possível definir as utopias com uma única característica, uma vez que apresentam inúmeras faces e aspectos positivos e negativos. 

Redação produzida por Clara Brentegani Rodrigues, estudante do segundo ano do Ensino Médio. 
Data: 08 de fevereiro de 2017.




Nenhum comentário:

Postar um comentário