Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Exposição homenageia o artista plástico Gustavo Rosa

“O trabalho dele não tem limites”, comentou o secretário de Cultura, Luis Carlos Ferreira.

A Emia (Escola de Iniciação Artística) juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura organizaram uma exposição para homenagear o artista plástico brasileiro Gustavo Rosa, falecido em 2013. O projeto artístico e cultural teve início na noite de anteontem (3), com a participação de um grande público e de apresentações de alunos da Escola.

Inspiradas pelo humor caricatural de Gustavo Rosa,
professoras do Emia criaram belas obras para
exposição de homenagem ao artista (Divulgação)
O nome do homenageado foi escolhido devido à sua nacionalidade – brasileira – e seu acervo diversificado, explicou a professora e coordenadora da Emia, Ivana Bernade. “Pensamos em trabalhar com a cultura brasileira, então, visitamos o Estúdio Gustavo Rosa em São Paulo e conhecemos todo o acervo dele”, destacou.

Fazendo uso de várias técnicas, cada professora de artes plásticas trabalhou as obras do artista como inspiração. Na exposição é possível ver o que os alunos desenvolveram desenhos, pintura sobre tela, porcelana, tecido em quadros, bolsas, almofadas, esculturas em madeira e cerâmica.

Para prestigiar a noite de inauguração, os alunos de violão do professor Henrique Perina se apresentaram com músicas populares. As alunas de dança livre e de sapateado da professora Ivana Bernade também encantaram os presentes com seus números. “Com esse projeto é possível ver a integração das professoras e dos alunos em torno das obras do Gustavo Rosa. O trabalho dele não tem limites, e os professores conseguiram transmitir muito bem a essência do artista para os alunos, fora que é visível que as obras dele refletem a nossa cultura do dia a dia”, salientou o secretário de Cultura, Luis Carlos Ferreira.

Gustavo Rosa foi considerado um dos artistas plásticos
mais criativos da sua geração
(Luiz Carlos Murauskas/Folhapress)
Gustavo Rosa

O homenageado da noite nasceu na cidade de São Paulo, no dia 20 de dezembro de 1946. Foi pintor, desenhista e gravador, considerado um dos mais criativos artistas da sua geração. Gustavo não pertenceu a uma escola específica nem seguiu nenhuma tendência ou modismo. Criou uma obra pessoal, com linguagem própria e personagens de um inesgotável humor caricatural.

Recebeu vários prêmios, expôs e participou de eventos em cidades do Brasil e fora dele, como Nova York, Los Angeles, Boston, Tel-Aviv, Lisboa, Berlim, Hamburgo, Tóquio, Barcelona e Paris.
Dono de uma obra alegre e bem-humorada, Gustavo Rosa foi muito próximo do mundo corporativo, tendo sido convidado com frequência por inúmeras empresas e instituições para, com sua arte, alavancar produtos e projetos.

Viveu seus últimos 14 anos da sua vida lutando contra um câncer, falecendo no dia 12 de novembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário