Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Teatro na Faculdade Aberta 2013



Peças ‘Auto da Compadecida’ e ‘Cabaret’ são destaques na Faculdade Aberta 2013
Evento socioacadêmico das Faculdades Integradas Maria Imaculada acontece entre os dias 21 e 23 de outubro.
'Auto da Compadecida' e 'Cabaret' estarão no palco da
Faculdade Aberta 2013. (Imagem: Divulgação)
Duas peças teatrais irão movimentar a quinta edição da ‘Faculdade Aberta’ das FIMI (Faculdades Integradas Maria Imaculada). As montagens ‘Auto da Compadecida’, de Ariano Suassuna, e ‘Cabaret’, inspirado nos contos do escritor inglês Christopher Isherwood, serão encenadas pelos alunos do curso de Letras, nas noites de 21 a 23 deste mês.

Retomando elementos do teatro popular, contidos nos autos medievais e também na literatura de cordel, o ‘Auto da Compadecida’ exalta os humildes e satiriza os poderosos e religiosos que se preocupam apenas com questões materiais.

Para a coordenadora do curso de Letras das FIMI, Profª Drª Maria Suzett Biembengut Santade, as personagens de Suassuna são alegorias que não representam indivíduos, mas tipos que devem ser compreendidos de acordo com a posição estrutural que ocupam. “A criação dessas personagens possibilita que se enxergue a sociedade de uma cidadezinha do Nordeste. É por isso que a peça pode ser chamada sátira social, pois procura reformar os costumes, moralizar e salvar as instituições de sua vulgarização”, explica a docente.

Ainda de acordo com ela, a peça será representada para ressaltar as diferenças regionais da linguagem com suas variações e mudanças linguísticas presentes no nordeste brasileiro. “A linguagem dessa peça resguarda as heranças da cultura portuguesa da Idade Média tão bem espraiadas na Península Ibérica por Gil Vicente, no início do século XVI”, continua Suzett.

Em ‘Cabaret’, espetáculo inspirado no drama musical ‘Goodbye to Berlim’, os alunos abordarão o autoritarismo e o preconceito da sociedade mundial por meio de uma releitura atualizada do original inglês, com subsídios do musical ‘Ópera do Malandro’, de Chico Buarque.

Segundo Suzett, a montagem pretende mostrar que em todos os tempos há seres humanos que se sentem superiores e subjugam o outro de acordo com seus poderes, mesmo que esses sejam vulneráveis e efêmeros. “O contexto da peça mostra que o sexo, o racismo e a homofobia determinam a vida e a morte, e que a maioria da população aceita esta situação sem discutir e sem buscar as razões das diferenças humanas”, termina a coordenadora.

A peça ‘Auto da Compadecida’ tem a direção da Profª Me. Lilian Cristina Granziera, e será apresentada na sala 08 das FIMI, a partir das 20h. No mesmo horário, começam as apresentações de ‘Cabaret’, na sala 13. A direção é do Prof. Jair Francisco Dias.

Para saber mais sobre a 5ª Faculdade Aberta das FIMI clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário