Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Contando estórias, educando pessoas.


Cultura abre inscrições para a Oficina de Contação de Estórias
Método complementar de desenvolvimento infantil traz técnicas que auxiliam na formação da linguagem, da criatividade e do caráter.

Educação através das estórias.
Estão abertas desde ontem (30), as inscrições para a Oficina de Contação de Estórias promovida pela Secretaria de Cultura, por meio da Biblioteca Municipal João XXIII. Muito além de explorar o método de contação de estórias como ferramenta de compreensão e interpretação, a técnica permite ao contador selecionar e apropriar as narrativas orais, reconhecendo-as como patrimônio cultural de um povo.

Ademais, através da literatura o contador encontra subsídios para engrandecer as experiências infantis, visto a importância e as contribuições que ela pode trazer para o desenvolvimento do indivíduo.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Nando Reis em Mogi Mirim


Nando Reis encerra programação do Dia da Independência em Mogi Mirim
Atividades culturais e esportivas completam as atrações do feriado de 7 de setembro na cidade.

Em Mogi Mirim, Nando Reis encerra as festividades
de 7 de setembro com o "Bailão do Ruivão".
Muito entretenimento, esporte e diversão: este é o resumo perfeito da programação do feriado de 7 de setembro, em Mogi Mirim. O ato cívico de hasteamento de bandeiras marca o início das atividades, logo às 8h da manhã, na Praça do Comerciante, à Avenida Luiz Gonzaga de Amoedo Campos. Em seguida, a partir das 9h, entra em cena o desfile cívico com participação do Tiro de Guerra, Guarda Municipal, Polícias Militar e Rodoviária.

Outras entidades como a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), o grupo de escoteiros “Encanto das Matas”, a Fanfarra da Melhor Idade, a Ordem Demolay e o Clube dos Desbravadores também estão confirmadas na apresentação.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Incentivo à leitura


Estação Cultura destaca Varal Literário
Projeto expõe trabalhos da literatura trovadoresca disponíveis ao público.

Varal de cultura trovadoresca.
A coordenação da Estação Cultura colocou em prática no início de agosto, o projeto Varal Literário. A ideia é incentivar a leitura e despertar o interesse da população pela literatura. Para tanto, serão expostas diariamente 150 trovas na área externa da Estação. Os trabalhos pertencem a diversos autores guaçuanos que fazem parte da Casa do Escritor e da União Brasileira de Trovadores. Entre eles estão Maria Vanilda Leme, Maira Fernandes, Olivaldo Júnior, Maria Ignês Pereira e João Vitor Risso.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Homenagem a J.D. Salinger


Uma carona a Holden Caulfield – Parte III (Final)

Jerome David Salinger: o criador de Holden Caulfield.
[...] - Então quer dizer que gosta mesmo de literatura, meu menino! – indaguei-lhe inebriado de sarcasmo. Há pouco, pensei que estava cometendo um erro em tratar-lhe mal, porém, esses camaradas são todos iguais. Chegam como quem não quer nada, com cara de coitado e, quando menos percebemos, já estamos dominados por eles. Acham que são os donos da verdade!
- Depois de três anos a gente se acostuma – respondeu-me com um sorrisinho cretino. Terceiro ano! Muito para alguém que suponho ter uns dezessete anos. Vinte no mínimo! Eu estava transbordando de inveja!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Mostra Roberto Carlos: Emoções em Cores

Mostra homenageia 50 anos de carreira de Roberto Carlos
Exposição é composta por 40 quadros elaborados por alunos do EMIA; a entrada é gratuita.


Roberto Carlos: 50 anos de carreira.
A exposição Roberto Carlos: Emoções em Cores, produzida pelos alunos de pintura em tela do EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) está aberta desde ontem (23), no saguão do Centro Cultural de Mogi Guaçu. A mostra contém 40 quadros em homenagem aos 50 anos de carreira do maior ídolo da música brasileira.

Como parte das homenagens ao “Rei”, a direção da EMIA desenvolverá diversas atividades culturais amanhã, às 19h, também no Tupec.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Nem mais feliz, nem menos contente. Apenas diferente.


Nem mais feliz, nem menos contente.
Estranheza

Hoje acordei diferente
Nem mais feliz
Nem menos contente,
Apenas diferente.

Não foi por sua falta
Não foi pelo presente,
Talvez pelo destino
Motivo inconsciente.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Homenagem a J.D. Salinger


Holden Caulfield: o anti-herói predileto
de toda uma geração.
Uma carona a Holden Caulfield – Parte II

[...] Com toda aquela chuva que escurecia o dia e impossibilitava minha leitura – o lixão não tinha iluminação interna alguma – resolvi dormir, por preguiça mesmo, como todos os dias infernais que eu passava naquele ônibus. Até o momento, já havíamos percorrido uns três quilômetros, e ainda faltavam uns trinta e cinco para chegar ao velho colégio Springfield onde eu estudava. Era um bom colégio. Em outras épocas chegou a receber estudantes ilustres – algum dos Kennedys havia estudado lá, não sei qual ao certo; e também o Charles Manson, no duro. O cara foi o maior dos assassinos em série e de certa forma era bastante inteligente! – mas atualmente estava entregue às traças.

Orquestra Jazz Sinfônica no Theatro Avenida


Orquestra Jazz Sinfônica faz show gratuito no Theatro Avenida
Sinfônica apresenta fusão entre popular e erudito; ingressos começam a ser distribuídos nesta quarta-feira (24);

Orquestra Jazz Sinfônica: fusão entre o popular
e o erudito para agradar o público.
O Theatro Avenida, de Espírito Santo do Pinhal, recebe no próximo domingo (28), toda a irreverência e virtuosismo da Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista. Composta por 68 músicos, com idades entre 10 e 50 anos, a Orquestra aposta na diversidade musical para cativar o público. A receita é adotada pelo maestro Agenor Ribeiro Netto que, através da fusão entre o erudito e o popular, promove a aproximação cada vez maior entre os músicos e a plateia. Para agradar a todos, o regente executa desde grandes nomes da música clássica, como Franz Liszt e Richard Strauss, até mestres da música popular brasileira como Adoniram Barbosa e outros importantes cantores nacionais.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Homenagem a J.D. Salinger

O conto que se segue abaixo é inspirado no livro “O Apanhador no Campo de Centeio”, do original “The Catcher in the Rye”, obra visceral de Jerome David Salinger. O mesmo subdivide-se em três partes para melhor estética e adequação a este blog, cada qual publicada em seu devido tempo. Aposso-me, portanto, do personagem mais famoso de Salinger, de sua personalidade vanguardista e de suas impressões sobre o mundo para criar algo relativamente novo, sem pretensas intenções ou arrogância vil. Com vocês, Holden Caulfield!  

Sistema Municipal de Cultura


Governo e sociedade discutem a criação do Sistema Municipal de Cultura
Com início na próxima segunda-feira, reuniões pretendem mobilizar a comunidade para auxiliar no norteamento das ações culturais em Mogi Guaçu.


Governo e sociedade discutem os novos rumos
da gestão guaçuana de cultura.
Com o intuito de fazer com que a sociedade civil participe das discussões que servirão para nortear as ações culturais dos próximos anos em Mogi Guaçu, a Secretaria de Cultura inicia uma série de reuniões públicas na próxima segunda-feira (22), informou o secretário de Cultura Edenilson José Faboci, em entrevista coletiva realizada na manhã de ontem (18).  

Faboci explicou que por se tratar de uma ação difícil e complexa, o desenvolvido do projeto requer a elaboração de um diagnóstico cultural da cidade através de discussões sobre o assunto.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A vida não pode ser uma tela em branco


As frustrações de uma existência cinza.
Quadros sem cor

Quando me esqueço de tudo
Não há nada que me faça relembrar,
Pensamentos esquecidos
Ideias que perambulam minha mente.

Quando não me esqueço de tudo
Fico livre para me aborrecer,
Cabeça vazia, ócio constante,
Plantas na janela imóveis no ar.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cinema independente


A magia do cinema por meio das ideias e da criatividade.
Projeto “A sétima arte em Mogi” mostra cinema independente regional
Evento lança olhar sobre o nascimento da arte através da criatividade e das boas ideias.


Uma noite de cinema mogiano. É isso que a Cia. de Teatro Vidraça espera levar ao público na noite do próximo dia 06, às 20h, no Centro Cultural de Mogi Mirim (SP). O projeto “A sétima arte em Mogi” apresenta o cinema mogimiriano de forma despretensiosa e lúdica, um convite irresistível à fantasia e ao inimaginável.     

domingo, 14 de agosto de 2011

Espaço aberto: Luciano Santos

Danos cerebrais

Viva a clareza de pensamento.
Uma verdadeira viagem. Este último fim de semana retornando de São Paulo, em uma noite fria e chuvosa de sábado, pilotando minha moto depois de um dia muito bom ao lado da minha namorada e do meu irmão, estava cansado e angustiado devido à série de fatos que aconteceram nas últimas semanas. Percebi que aquele momento era o primeiro em vários dias que eu estava sozinho, sem pressa de chegar e sem nenhum compromisso.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Agenda cultural Tupec de agosto


Cultura divulga programação do Tupec para o mês de agosto
Projeto Energia em Cena apresenta em Mogi Guaçu sucessos do cinema nacional.

Programação cultural de agosto destaca o
projeto Energia em Cena.
O Tupec abre o mês de agosto com várias novidades e opções culturais para a população guaçuana. Como de costume, muita música, exposições, teatro e cinema desfilam pelas salas e corredores do Centro Cultural.

Destaque para o projeto Energia em Cena, criado pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi (As Melhores Coisas do Mundo, Bicho de Sete Cabeças e Chega de Saudade), que vem à região para curta temporada de apresentações, passando por Mogi Guaçu nos dias 11 e 12 de agosto.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A poesia do amor valente

Mesmo que incerto, vale a pena desistir de um amor?
Dúvida

E se o melhor for ficar distante,
E se ao seu lado não for mais seguro,
E se esforço algum valer um instante,
E se o anseio for inoportuno.

E se as palavras não forem suficientes,
E se as flores não disserem tudo,
E se os atos forem inconsequentes,
E se a tristeza machucar profundo.

E se no regresso for indiferente,
E se a distância persistir manter,
E se a estima for inexistente,
E se o melhor for tentar esquecer.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Energia em Cena - cinema ao ar livre


Energia em Cena chega à região para curta temporada
Projeto itinerante que busca popularizar o cinema nacional é opção de entretenimento em Mogi Guaçu e Estiva Gerbi; A entrada é franca.

Energia em Cena traz cinema nacional ao ar livre.
O projeto Energia em Cena, criado pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi (As Melhores Coisas do Mundo, Bicho de Sete Cabeças e Chega de Saudade), vem à região para curta temporada de apresentações. A primeira cidade a receber a atração é Estiva Gerbi, nos dias 08 e 09 de agosto, com quatro sessões de cinema ao ar livre. Em seguida, é a vez de Mogi Guaçu servir de palco para o projeto de popularização do cinema nacional, nos dias 11 e 12 de agosto.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

II Festival de Teatro de Mogi Guaçu


Cultura abre inscrições para o II Festival de Teatro de Mogi Guaçu
Evento reúne montagens amadoras e profissionais durante todo o mês de outubro; Datas das apresentações ainda não foram confirmadas.

Inscrições para o II Festival de Teatro de
Mogi Guaçu já estão abertas.
A Secretaria de Cultura divulgou ontem (01), a abertura das inscrições para o II Festival de Teatro de Mogi Guaçu. O evento ocorre no Centro Cultural Tupec entre os dias 06 e 30 de outubro. Este ano, o objetivo é unir as modalidades de teatro amador e profissional, bem como realizar simultaneamente o XXVIII Festival de Teatro Estudantil Guaçuano (FETEG), promovido todos os anos.

O II Festival de Teatro é dividido nas categorias Amador, Estudantil – este subdividido nas categorias Infanto-juvenil e Adulto – e Mostra de Teatro Profissional.

Festival de Inverno da Música Instrumental

Almir Côrtes Quarteto encerra 2ª edição do FIMING
Festival de Inverno de Música Instrumental ocorrido na última semana trouxe renomados músicos a Mogi Guaçu.

Almir Côrtes Quarteto em apresentação final da FIMING.
A 2ª edição do FIMIMG (Festival de Inverno da Música Instrumental) foi encerrada no último sábado (02), após a apresentação do músico multi-instrumentista Almir Côrtes Quarteto. Entre os dias 25 e 30 de julho, músicos de diversos ritmos e estilos se apresentaram no palco do Teatro Tupec do Centro Cultural.

A proposta do evento foi promover a popularização da música instrumental nos mais diversos gêneros e timbres.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Espaço aberto: Luciano Santos

Dúvidas e certezas
“Até que o tempo prove o contrário, continuarei achando tudo maravilhoso e torcendo para tudo dar certo”.


Reflexões sobre o futuro.
Nunca consegui escrever sobre o futuro, pois nunca pensei nele como se deve. Apesar de saber que ele está logo ali eu nunca o levei a sério. Ultimamente, devido aos acontecimentos [que não são poucos!] me peguei pensando nos dias que virão, não por conveniência, mas sim porque era necessário. Como sempre, as dúvidas prevaleceram sobre as certezas e me perguntei o que estaria reservado para mim. Achei muito complicado pensar em respostas para o amanhã e pior ainda fazer planos em um tempo que nem a própria vida é garantida.