Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Rafael Cortez no Tupec

Ele está voltando!
Direto do CQC, humorista Rafael Cortez retorna a Mogi Guaçu com o show “De Tudo Um Pouco”. Concorra a ingressos.

Rafael Cortez, o "galã" do CQC!
Ele voltou! Depois de lotar o Teatro TUPEC há quase dois anos, o ator, músico e humorista Rafael Cortez retorna a Mogi Guaçu para apresentação única no dia 27 de novembro, a partir das 19h00, no Centro Cultural. O “galanteador” do programa CQC (Band) encena o espetáculo de comédia stand-up “De Tudo Um Pouco”, sucesso de público e crítica em todo o país.

O show, com pouco mais de uma hora de duração, segue a linha da comédia em pé, na qual se destaca o texto interativo e cheio de sutilezas – por vezes não tão sutis! Nele, Rafael Cortez reflete sobre crianças, trabalho, comidas, comportamento, música, passado, curiosidades e demais observações que possam lhe parecer oportunas, de acordo com o estado de espírito da ocasião e da energia presente na plateia.

O humorista iniciou sua carreira no teatro com o grupo Quatro Na Trilha. Dentre os diversos trabalhos realizados, já foi assessor parlamentar, produtor de festas infantis, teatro e circo, sendo, hoje, conhecido por suas matérias bem-humoradas repletas de reflexões e comentários inteligentes. Como músico, Cortez lançou em 2005 um álbum de composições próprias para violão no estilo clássico-erudito chamado Solo. Hoje, aos 33 anos, é repórter do programa Custe O Que Custar (CQC), da Band, que mistura jornalismo e humor e vai ao ar todas as segundas-feiras, às 22h15.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Uma viagem pelo mundo maia

Mostra na Estação Cultura retrata civilização maia
“Os Maias – Civilização e Cultura na América Pré-Colombiana” oferece uma viagem pelo tempo e espaço.

Universo maia: reproduções fiéis das peças originais.
Os amantes de História já podem conferir a exposição “Os Maias – Civilização e Cultura na América Pré-Colombiana”, aberta desde o início desta semana na Estação Cultura. A mostra itinerante faz parte do acervo do professor e artista plástico, Eduardo Vilela e tem o objetivo de resgatar a cultura dos povos que viveram no continente antes da chegada dos europeus, no fim do século IX, chamados de povos Pré-Colombianos.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

14 Bis é o destaque na festa de 191 anos de Itapira


Desfile, inauguração e show da banda 14 Bis marcam os 191 anos de Itapira
Com início no último sábado, atrações levaram grande público ao Parque Juca Mulato.

A banda 14 Bis: a cereja do bolo no aniversário de Itapira.
Um desfile marcante, um show de música de qualidade e a inauguração de uma praça compuseram o final de semana e o feriado de aniversário de Itapira. Entre sábado e segunda-feira, os itapirenses festejaram os 191 anos do município, comemorado no último dia 24, com atrações em vários pontos da cidade.

As atividades começaram com a inauguração da Praça Abel Borges, no conjunto habitacional Humberto Carlos Passarella.

Resgate da cultura com o Teatro a Bordo

Teatro a Bordo traz “contêiner cultural” a Mogi Mirim
Projeto itinerante apresenta 18 espetáculos em três dias e dá sequência à excelente programação cultural mogimiriana.

Espetáculo "Mais quero asno que me carregue, que cavalo
que me derrube" é destaque do evento.
Um contêiner gigante usado como palco itinerante para peças teatrais. A princípio a ideia parece esquisita, mas não é. Trata-se do projeto Teatro a Bordo que faz parada em Mogi Mirim, a partir de amanhã (27). Durante três dias, a companhia que já visitou mais de 50 cidades e encantou 170 mil pessoas em todo o país apresenta 18 espetáculos totalmente gratuitos feitos especialmente para a família. A trupe dá início à maratona teatral na noite desta quinta-feira, na Praça Rui Barbosa, permanecendo no local até o dia seguinte. No sábado, o “caminhão cênico” faz pequena incursão pela cidade e estaciona no Complexo Lavapés (Zerão), onde encerra suas atividades (Confira abaixo programação completa).

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Concurso de bandas

No palco do “Teatro Mágico”
Produtora Maribu promove concurso para escolher atração de abertura do show mais aguardado na região; as inscrições já estão abertas.

Chegou a vez da sua banda brilhar.
No início, o sonho de toda banda é fazer a abertura de um grande show. Muito além da visibilidade que isso traz ao grupo iniciante, poder subir e tocar no mesmo palco onde minutos mais tarde alguma banda consagrada também se apresentará, é o empurrãozinho inicial para qualquer aspirante ao sucesso. Pensando nisso, a produtora de eventos Maribu em parceria com o Portal Mogi Guaçu promove o concurso de bandas para a abertura do show da trupe “O Teatro Mágico”, que ocorre no dia 03 de dezembro, no Ilha Clube, em Mogi Guaçu.

De acordo com o produtor Ricardo Pecego, o concurso foi a maneira justa e democrática de escolher uma das duas bandas de abertura, visto que a organização já confirmou uma atração de entrada para o evento. “Esta iniciativa se deu pelo grande número de bandas que procuraram a nossa produção oferecendo-se para abrir o show. Como ainda não havíamos chegado a um consenso e nos restava definir uma atração de abertura, optamos por deixar a decisão para o público da região”, explica ele.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Os primeiros passos na leitura com Monteiro Lobato


Inspirado no escritor Monteiro Lobato, CEI conclui projeto de incentivo à leitura
Com o tema “O Mundo Encantado do Sítio do Pica Pau Amarelo”, campanha se encerra com mostra sobre a obra infantil de maior sucesso no país.

O gosto pela leitura através do fantástico mundo
de Monteiro Lobato.
O CEI (Centro de Educação Infantil) “Francisca Maria de Jesus Silva” concluiu entre os dias 04 e 07 deste mês, o projeto cultural “O Mundo Encantado do Sítio do Pica Pau Amarelo", desenvolvido pelos alunos da entidade com foco no incentivo à leitura e artesanato. Iniciado em junho passado, a ação abarcou atividades musicais, artesanais, de literatura e apresentação da vida e obra de Monteiro Lobato, célebre autor da obra utilizada.

Durante quatro meses, as crianças da CEI produziram, a partir de sucata e brinquedos trazidos pelos pais, bonecos das personagens do Sítio e caricaturas de Lobato, além de painéis com o uso de diversas técnicas de pintura e confecção, livros dos personagens e mitos e livros de receitas, estes por vezes utilizados na cozinha da própria escola.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mogi Mirim comemora 242 anos com show do Paralamos do Sucesso

Mogi Mirim comemora 242 anos com show do Paralamas do Sucesso
Evento “Viva Mogi” traz ampla programação com atrações para todos os gostos.

Paralamas do Sucesso é a atração principal
na festa de 242 anos de Mogi Mirim.
Paralamas do Sucesso, acrobacias com motos, encontro de bandas. Estas e muitas outras atrações marcam as festividades em comemoração ao aniversário de 242 anos de Mogi Mirim, celebrado no próximo sábado (22). Durante todo o final de semana, a população mogimiriana será presenteada como uma programação de peso que promete trazer muita diversão e entretenimento para a cidade. O evento, denominado “Viva Mogi”, ocorre no Complexo Esportivo José Geraldo Franco Ortiz, o Complexo Lavapés.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Lançamento do livro "Alguém te espera no céu"


Jornalista guaçuana publica livro nesta sexta-feira
“Alguém Te Espera no Céu” é o primeiro livro da autora Maria Luiza Martini; lançamento acontece na sede da FEAG.

A jornalista Maria Luiza Martini.
A escritora espírita Maria Luiza Martini lança nesta sexta-feira (21), o livro “Alguém Te Espera no Céu”, pela editora Baraúna. Escrito em parceria com Alice Cirilo, este é o primeiro trabalho da escritora e jornalista guaçuana. A noite de lançamento ocorre no Salão Social Décio Gonçalves Luiz, na sede da FEAG (Federação das Entidades Assistenciais Guaçuanas), a partir das 19h.

Ambientado na segunda metade do século XIX, o romance mediúnico narra a história do escravo Nô Zé, jovem humilde e inocente que mune grande amor pela bela Magdala, filha do Coronel Justino Lourenço, a quem ele pertence. Segundo a autora, a obra é um convite ao leitor que deseja voltar ao passado e se emocionar com uma verdadeira lição de amor.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Faculdade Aberta FIMI


3ª edição da Faculdade Aberta FIMI começa hoje
Durante três dias, alunos apresentam exposições, workshops, teatro e muita música; Destaque para a peça “Auto da Barca do Inferno” e o Projeto “Pharmas Pet’s”.

Destaque para a peça "Auto da Barca do Inferno",
de Gil Vicente.
Começa hoje, a partir das 19h15, a 3ª edição da Faculdade Aberta FIMI (Faculdades Integradas Maria Imaculada). O evento traz ótimas opções de diversão e entretenimento como exposições, oficinas, workshops, apresentações de música e teatro, todos abertos gratuitamente ao público. As atrações são desenvolvidas pelos próprios alunos da entidade e têm como objetivos principais integrar a população ao ambiente acadêmico e reforçar aos estudantes da rede pública e particular a importância do estudo na vida de cada um.

Identidade através da fotografia

Em parceria, Mogi Mirim e Itapira promovem Concurso Cultural de Fotografia  
“Descobrindo Nossa Cidade” é o tema da competição; inscrições vão até o dia 07 de novembro.

Concurso busca reconhecer os atrativos turísticos de
Mogi Mirim e Itapira.
Estão abertas desde o último dia 13, as inscrições para o Concurso Cultural de Fotografia “Descobrindo Nossa Cidade”, que fará parte da programação de abertura do 2º Encontro de Turismo – Caminhos da Baixa Mogiana, a se realizar no dia 1° de dezembro, no Clube de Campo Santa Fé, em Itapira. O evento tem como objetivo estimular a criação fotográfica como manifestação artística e cultural, e despertar o interesse e o conhecimento sobre os potenciais turísticos das cidades de Mogi Mirim e Itapira.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Pop Rock em dose dupla

Armazém Brasil promove fim de semana pop rock
Banda Sem Parar se apresenta amanhã; no domingo, Boneca de Cera continua a festa.


Banda Sem Parar abre o fim de semana no Armazém Brasil.
Neste fim de semana o pop rock chega em dobro ao Armazém Brasil Bar e Restaurante. Com previsão de casa cheia, a banda Sem Parar abre os trabalhos neste sábado (15), a partir das 20h, com o habitual repertório eclético e vibrante que vai do rock à MPB. Com mais de 8 anos de estrada, o grupo é formado pelos irmãos Christiano (vocal) e Nathany (bateria) de Souza, além do guitarrista Roni , do tecladista Jean e do baixista Renato de Souza.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

XIII Salão de Artes de Mogi Guaçu


Centro Cultural começa a receber inscrições para o XIII Salão de Artes
Mostra reunirá obras nas modalidades de Pintura e Desenho e distribuirá prêmios de até 400 reais.

Salão de Artes de Mogi Guaçu expõe obras
em Pintura e Desenho.
Começou nesta segunda-feira (10), o período que abre as inscrições para o XIII Salão de Artes de Mogi Guaçu. Neste ano, a mostra será dividida nas categorias Pintura (Acadêmica e Contemporânea) e Desenho, podendo cada participante inscrever até dois trabalhos inéditos em cada modalidade. As inscrições estão sendo feitas na sala 04 do Centro Cultural, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 16h00, gratuitamente.

sábado, 8 de outubro de 2011

II Faculdade Aberta Santa Lúcia

II Faculdade Aberta Santa Lúcia destaca sustentabilidade e meio ambiente
Com término na noite de hoje, evento expõe projetos desenvolvidos pelos próprios alunos da instituição.

Projeto apresentado por alunos da Santa Lúcia.
Aconteceu na noite da última terça-feira (04), a abertura oficial da 2ª edição da Faculdade Aberta promovida pela Associação Assistencial e Educacional Santa Lúcia, de Mogi Mirim. O evento tem como objetivo incentivar as comunidades mogimiriana e regional a conhecerem melhor os cursos e projetos ministrados pela instituição. Durante a feira, que ocorre até as 22h30 de hoje, alunos dos cursos de Administração, Ciências contábeis, Serviço Social, Sistemas de Informação e Direito apresentam projetos realizados dentro da faculdade, com temas voltados à cultura, sustentabilidade e meio ambiente.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

8° Salão de Humor de Mogi Guaçu

Estreia nesta noite o 8° Salão de Humor, no Tupec
Com visitação aberta até o fim de outubro, exposição reúne 15 obras entre charges, caricaturas e histórias em quadrinhos.

Articulação das dimensões artísticas e estéticas
através das artes visuais.
Logo mais às 19h30, estreia a exposição dos trabalhos aprovados na 8ª edição do Salão de Humor de Mogi Guaçu. A mostra, composta por trabalhos de cartum, charge, caricatura e história em quadrinhos, será realizada na Sala Multiuso Benedito Andrade, do Centro Cultural Tupec, com visitação até o próximo dia 29.

As peças têm o objetivo de articular por meio das artes visuais, as dimensões artísticas e estéticas no fluir, no refletir, no apreciar e no produzir dentro da linguagem plástica. A exposição apresentará 15 painéis usando como suporte a madeira e tintas elaboradas com materiais de origem vegetal e mineral (urucum, açafrão, terra, carvão, pó de café).

Orquestra Jazz Sinfônica faz novo show gratuito

Orquestra Jazz Sinfônica volta a se apresentar na região
Sob a regência do maestro Ribeiro Netto, filarmônica une irreverência da música brasileira à erudição da música clássica.

Orquestra Jazz Sinfônica: fusão entre o popular e o erudito.
No próximo dia 16, a Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista volta a se apresentar na região. Dessa vez, a companhia sobe ao palco do Cine Teatro, em Casa Branca, em mais um show de virtuosismo e irreverência. Composta por 68 músicos, com idades entre 10 e 50 anos, a Orquestra aposta na diversidade musical para cativar o público. A receita é adotada pelo maestro Agenor Ribeiro Netto que, através da fusão entre o erudito e o popular, promove a aproximação cada vez maior entre os músicos e a plateia.

A leitura como agente transformador

A importância da leitura
“Quem lê se encanta e o seu mundo transforma”.

A leitura engrandece o ser e eleva a alma.
Desde a antiguidade, com o advento da escrita fonética, a leitura insurgiu como uma das práticas mais importantes e transformadoras da humanidade. Aprisionada durante séculos entre os intransponíveis muros do clero e da aristocracia, a leitura nasceu, desenvolveu-se e se disseminou sempre associada ao poder e à sabedoria, em uma alusão fiel e evidente – não para olhos iletrados – aos dias de hoje. 

Neste contexto, a evolução da oratória grega para registros impressos fez muito mais do que simplesmente armazenar e perenizar o conhecimento adquirido. Ela foi além. Permitiu que homens comuns se tornassem mitos de seu tempo, e não somente pela propensão intelectual que alguns deles possuíam, mas também, pelo acúmulo de saber obtido através dos livros. 

Fundamentalmente, a leitura educa e engrandece o ser. Por meio dela, o indivíduo torna-se mais crítico e consciente da sua própria realidade, com ampla visão e discernimento daquilo que o cerca. Do ato de ler, o homem extrai seus valores morais e éticos, estratifica e organiza seus pensamentos e ainda permite a si mesmo sonhar alto e imaginar o impossível. 

De acordo com a poetisa guaçuana Fátima Fílon, em discurso a crianças do ensino básico, “ler é uma forma de distrair-se, conhecer outras culturas, ampliar o olhar e apropriar-se dos conhecimentos produzidos socialmente”. Entretanto, o panorama traçado acima pelos benefícios da leitura está longe de ser real no país. Segundo pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil encontra-se em 51° lugar no ranking de leitura entre 65 países, números estes que se equiparam a países miseráveis e acentuam a passividade da atual condição sociopolítica brasileira.

Talvez seja exagero atribuir todos os problemas do país à falta de leitura. E de fato é. Contudo, negar que o letramento da população acarretaria mais senso de cidadania e, consequentemente, mais mobilizações e questionamentos sobre a forma como o Brasil é gerido, é mera conveniência daqueles que leram demais [!] e lutam para manter a sociedade em regime pão e circo.

Sobretudo, enquanto a leitura não se faz presente em toda cabeceira canarinho, o que fica é apenas o bom agouro da poetisa: “Quem lê se encanta e o seu mundo transforma”.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Programação cultural de outubro no Tupec

Outubro é mês do teatro no Centro Cultural Tupec
Programação destaca XXVIII Festival de Teatro Estudantil Guaçuano.

O Tupec apresenta a programação cultural de outubro com amplo destaque para o XXVIII Festival de Teatro Estudantil Guaçuano (FETEG), que começa amanhã (06) e prossegue até o dia 30. Promovido todos os anos, o evento enfatiza a importância do teatro como forma de expressão para explicar o mundo cotidiano, além de difundir a arte teatral como veículo para a busca da identidade cultural e proporcionar à população momentos de lazer, cultura e entretenimento.

O cinema também pede passagem na Sala Maria Cecília Stábile, com o filme vencedor da Palma de Ouro em Cannes (2009) “A Fita Branca”, do diretor austríaco Michael Haneke, e do clássico espanhol “Marcelino Pão e Vinho”, inspirado no livro homônimo de José María Sanchez Silva.

Grupo Cumieira eleva o som no Tupec

Grupo Cumieira faz show gratuito no Teatro Tupec
Septeto traz música instrumental a Mogi Guaçu em versões despojadas e bem-humoradas.

Cumieira: descontração e bom-humor sob influência
de Hermeto Pascoal e Arrigo Barnabé.
O grupo de música instrumental Cumieira se apresenta nesta sexta-feira (07), no Teatro Tupec do Centro Cultural, em Mogi Guaçu. O grupo campineiro desenvolve um trabalho autoral com música instrumental genuinamente brasileira, ao melhor estilo Hermeto Pascoal e Arrigo Barnabé, principais influências do septeto.

A união entre a erudição e a performance bem-humorada trouxe à banda amplo destaque na cena do gênero supracitado, além de sempre garantir espetáculos inusitados e divertidos para todo tipo de público.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O fantástico Teatro Mágico

Teatro Mágico confirma show em Mogi Guaçu
Apresentação ocorre no dia 3 de dezembro, no Ilha Clube; Ingressos já estão à venda.

O Teatro Mágico se apresenta pela
primeira vez na região.
Está confirmado para o próximo dia 3 de dezembro, em Mogi Guaçu, o show do grupo O Teatro Mágico. Essa será a primeira vez que a trupe se apresentará na microrregião da Baixa Mogiana, com o show de lançamento do novo álbum “Sociedade do Espetáculo”.

Capitaneado pelo ator, músico e compositor Fernando Anitelli, o grupo reúne elementos da música, do teatro, da poesia, da literatura, da política e do cancioneiro popular criando um espetáculo lúdico, fantasioso e multicolorido.

A apresentação ocorre no campo oficial do Ilha Clube, a partir das 22h. Em Mogi Guaçu, os ingressos já podem ser adquiridos na Sorveteria Milk Moni, com preços que variam de 25 a 50 reais (Confira abaixo lista completa de pontos de venda e valores). Mais informações através do site www.maribu.com.br ou pelo fone (19) 9814-7994.