Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Os primeiros passos na leitura com Monteiro Lobato


Inspirado no escritor Monteiro Lobato, CEI conclui projeto de incentivo à leitura
Com o tema “O Mundo Encantado do Sítio do Pica Pau Amarelo”, campanha se encerra com mostra sobre a obra infantil de maior sucesso no país.

O gosto pela leitura através do fantástico mundo
de Monteiro Lobato.
O CEI (Centro de Educação Infantil) “Francisca Maria de Jesus Silva” concluiu entre os dias 04 e 07 deste mês, o projeto cultural “O Mundo Encantado do Sítio do Pica Pau Amarelo", desenvolvido pelos alunos da entidade com foco no incentivo à leitura e artesanato. Iniciado em junho passado, a ação abarcou atividades musicais, artesanais, de literatura e apresentação da vida e obra de Monteiro Lobato, célebre autor da obra utilizada.

Durante quatro meses, as crianças da CEI produziram, a partir de sucata e brinquedos trazidos pelos pais, bonecos das personagens do Sítio e caricaturas de Lobato, além de painéis com o uso de diversas técnicas de pintura e confecção, livros dos personagens e mitos e livros de receitas, estes por vezes utilizados na cozinha da própria escola.

Segundo a coordenadora da instituição, Monique Santa Luzia Massari, o objetivo principal do projeto foi demonstrar às crianças a importância da leitura e o fantástico mundo criado por Monteiro Lobato. “O intuito deste projeto é despertar nas nossas crianças, ainda que bem pequenas, o prazer e a vontade de ler. Para tanto, pensamos em um tema que as crianças apreciam muito e concordamos que a obra ideal seria O Sítio do Pica Pau Amarelo”, salientou ela.

Mostra de artesanato inspirada nos contos do
"Sítio do Picapau Amarelo".
As atividades foram encerradas com uma mostra de todas as peças elaboradas pelos alunos, na qual os pais e a própria comunidade foram recebidos por uma pessoa caracterizada como a personagem Tia Nastácia, que recepcionou a todos com deliciosos docinhos caseiros. Após a exposição, as crianças puderam levar para casa os trabalhos produzidos por eles, exceto pelos bonecos que ficaram expostos nas salas de aula. “Com ajuda dos pais, professores e funcionários, conseguimos envolver todos os alunos durante o início, o percurso e a culminância do projeto, sem contar o reconhecimento obtido pelo Centro por todos que presenciaram, apreciaram e se encantaram com nossas crianças e suas obras”, rematou Monique.

O CEI “Francisca Maria de Jesus Silva” realiza anualmente a campanha de incentivo à leitura.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário