Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Identidade através da fotografia

Em parceria, Mogi Mirim e Itapira promovem Concurso Cultural de Fotografia  
“Descobrindo Nossa Cidade” é o tema da competição; inscrições vão até o dia 07 de novembro.

Concurso busca reconhecer os atrativos turísticos de
Mogi Mirim e Itapira.
Estão abertas desde o último dia 13, as inscrições para o Concurso Cultural de Fotografia “Descobrindo Nossa Cidade”, que fará parte da programação de abertura do 2º Encontro de Turismo – Caminhos da Baixa Mogiana, a se realizar no dia 1° de dezembro, no Clube de Campo Santa Fé, em Itapira. O evento tem como objetivo estimular a criação fotográfica como manifestação artística e cultural, e despertar o interesse e o conhecimento sobre os potenciais turísticos das cidades de Mogi Mirim e Itapira.
“Toda a cidade tem sua vocação e imagem. Itu é conhecida pelo exagero de suas coisas. Embu das Artes, pela grande exposição de magnífico artesanato. E assim, como tantas cidades do nosso Estado, é chegada a hora de definir, como nós, cidadãos mogimirianos e itapirenses natos e os que o são por sentimento, aquilo que representa de forma plena, ambas as cidades”, argumentou Soraya Coser, técnica em Turismo e integrante do Departamento de Cultura e Turismo de Mogi Mirim.

Podem participar do concurso fotógrafos profissionais e amadores residentes nos municípios, com idade mínima de 14 anos – menores de idade necessitarão de autorização do responsável legal. Os concorrentes devem fotografar locais, paisagens, arquiteturas históricas e culturais que, do seu ponto de vista, são atrativos que merecem divulgação e destaque turístico nas cidades de Mogi Mirim e Itapira.

A seleção dos melhores trabalhos será realizada por uma banca examinadora composta por um fotógrafo profissional, um publicitário e um jornalista, que terão a responsabilidade de indicar os vencedores. Durante a avaliação dos trabalhos terão maior relevância critérios como adequação ao tema, originalidade, criatividade, perspectiva, nitidez, iluminação e foco. Os dois melhores colocados em cada cidade receberão prêmios e certificado de participação.

A ficha de inscrição e a autorização de uso de imagem devem ser preenchidas no ato da entrega da(s) fotografia(s) junto ao CD com os arquivos digitalizados. Em Mogi Mirim, os candidatos devem procurar o Centro Cultural “Prof. Lauro Monteiro de Carvalho e Silva”, à Avenida Santo Antônio, 430, Centro, das 08h00 às 11h00 e das 13h00 as 16h00. Já em Itapira, os interessados devem comparecer ao Museu Histórico Pedagógico “Comendador Virgolino de Oliveira”, no interior do Parque Juca Mulato, das 09h00 às 11h00 e das 13h30 às 17h00. As inscrições são gratuitas e terminam no próximo dia 07.

Normas gerais para apresentação das fotografias:

Cada participante poderá se inscrever com no máximo 3 (três) fotografias diferentes, modalidade digital ou analógica, atual, colorida, em formato 10x15 cm e em papel brilhante. As imagens devem estar salvas em JPG ou JPEG, com resolução mínima de 300 dpi ou 3Mb, e devidamente acompanhada de arquivo digital (gravado em CD);
No verso de cada fotografia deverá constar etiqueta adesiva com as seguintes informações: Título da Fotografia, Data e Local onde foi feita, NÃO devendo constar o nome do autor. O nome do autor deverá constar apenas no envelope e no CD. As fotografias que não obedecerem às normas estabelecidas acima serão descartadas;
No ato da inscrição o candidato assinará uma autorização do uso de imagem e direitos autorais e, no caso de menores de idade, será obrigatória a assinatura de um responsável;
Não serão aceitas fotografias que já tenham sido publicadas, exibidas em público, ou premiadas em outros concursos. As fotos não poderão sofrer qualquer tipo de alteração, montagem ou outro recurso instrumental de computação.

Premiação

Os vencedores receberão certificado de participação e os seguintes prêmios:
1º Lugar em Mogi Mirim – Netbook
2º Lugar em Mogi Mirim – Câmera Fotográfica Digital
1º Lugar em Itapira – Netbook
2º Lugar em Itapira – Câmera Fotográfica Digital
Todas as fotografias receberão certificado de participação.

Informações

Dep. de Cultura e Turismo de Mogi Mirim – (19) - 3804-1078 / 3805-3125
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Itapira – (19) - 3843-4317
Secretaria Municipal de Educação de Itapira – (19) - 3913-9400
Museu Histórico “Com. Virgolino de Oliveira” de Itapira – (19) - 3863-0835

Um comentário:

  1. o trabalho tem que ser individual, ou pode ser realizado em grupo?

    ResponderExcluir