Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Resgate da cultura com o Teatro a Bordo

Teatro a Bordo traz “contêiner cultural” a Mogi Mirim
Projeto itinerante apresenta 18 espetáculos em três dias e dá sequência à excelente programação cultural mogimiriana.

Espetáculo "Mais quero asno que me carregue, que cavalo
que me derrube" é destaque do evento.
Um contêiner gigante usado como palco itinerante para peças teatrais. A princípio a ideia parece esquisita, mas não é. Trata-se do projeto Teatro a Bordo que faz parada em Mogi Mirim, a partir de amanhã (27). Durante três dias, a companhia que já visitou mais de 50 cidades e encantou 170 mil pessoas em todo o país apresenta 18 espetáculos totalmente gratuitos feitos especialmente para a família. A trupe dá início à maratona teatral na noite desta quinta-feira, na Praça Rui Barbosa, permanecendo no local até o dia seguinte. No sábado, o “caminhão cênico” faz pequena incursão pela cidade e estaciona no Complexo Lavapés (Zerão), onde encerra suas atividades (Confira abaixo programação completa).

A programação, com início previsto sempre às 14h, aborda o universo infantil através da oficina de montagem de brinquedos com o uso de materiais reciclados, seguida das peças “A Centopeia Judite” (já produzida para a TV Cultura) e “A Água que fugiu do Lago”. Para os grandinhos, o Teatro a Bordo oferece espetáculos teatrais, com destaque para “Mais quero asno que me carregue, que cavalo que me derrube”, adaptação do original “A Farsa de Inês Pereira”, do mestre humanista Gil Vicente, além de trupes circenses, atrações musicais locais e sessões de curtas-metragens.

A atração compõe a extensa lista de eventos culturais promovidos pela Prefeitura Municipal de Mogi Mirim por meio da Lei Rouanet. O Teatro a Bordo é idealizado pela BERTHI Produção e Arte que conta com o patrocínio da Eaton.

Caravana cultural

O "contêiner cultural": das estradas do Brasil para Mogi Mirim.
Com nove metros de comprimento e seis de largura, o contêiner do Teatro a Bordo foi idealizado em 2007, por Talita Berthi, com a missão de viajar pelo Brasil levando cultura e resgatando o formato da arte teatral tal como era à época da commediadell'arte. Depois de estacionado, um dos lados do contêiner se abre e vira um tablado para servir como palco. Os cenários e iluminação são instalados e as cadeiras para acomodação do público montadas no entorno. Em poucas horas, tudo está pronto para o espetáculo.

Com uma programação que aposta no poder reparador da comédia popular, o Teatro a Bordo faz o público rir das situações em que se enxerga e se identifica. Esse riso é de prazer, mas também de esperança, por reconhecer-se como único protagonista da mudança de sua própria história. A arte do projeto e a cenografia são assinadas por Lia Renha, responsável pela direção de arte de minisséries como “O Auto da Compadecida” e “Hoje é dia de Maria”, e pelo cenário de filmes como “Tieta do Agreste” e “Caramuru – a Invenção do Brasil”.

Confira a programação completa

27 de Outubro – Quinta-feira (Praça Rui Barbosa)
14h - Oficina Recicla Mundo
14h30 - Peça infantil “A Centopeia Judite”, Cia Arueiras do Brasil
15h30 - Peça infantil “Embornal de Histórias”
17h - Atração convidada
18h - Sessão de Curtas Metragens
19h - Teatro “Mais quero asno que me carregue, que cavalo que me derrube”, Comédia de Carlos Alberto Soffredini, inspirada em Gil Vicente.

28 de Outubro - Sexta-feira (Praça Rui Barbosa)
14h - Oficina Recicla Mundo
14h30 - Peça infantil “A Água que Fugiu do Lago”, Cia Arueiras do Brasil
15h30 - Espetáculo circense “Bufonarias II”, Trupe Olho de Rua
17h - Atração convidada
18h - Sessão de Curtas Metragens
19h - Teatro “Mais quero asno que me carregue, que cavalo que me derrube”.

30 de Outubro – Domingo (Complexo Lavapés “Zerão”)
14h - Oficina Recicla Mundo
15h - Espetáculo circense “Bufonarias II”, Trupe Olho de Rua
16h - Peça infantil “Embornal de Histórias”
17h - Atração convidada
18h - Sessão de Curtas Metragens
19h - Teatro “Mais quero asno que me carregue, que cavalo que me derrube”.

Mais informações: MONA Estratégia Cultural | www.monacultural.com.br
Tel. 55 11 4119 0692

Um comentário:

  1. Assisti ao espetáculo hoje. Bem divertido. Fale a pena conferir!!!!!!1

    ResponderExcluir