Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Os 30 anos de “Os Goonies”

Liderados por Sean Astin. Os Goonies representavam o companheirismo
e a amizade verdadeira, hoje, extintos pela tecnologia e as
"relações" virtuais (Divulgação)
Longa de 1985 nunca pareceu tão indispensável em uma época de escravidão tecnológica e infâncias perdidas ao supérfluo.

Se você foi uma criança ou adolescente na década de 80 conhece a importância de um grupo de aventureiros mirins chamados Os Goonies. Para os desavisados, trata-se de um filme lançado em 1985 – sob produção de Steven Spielberg e direção de Richard Donner – que, à época, teve um estrondoso sucesso e, até hoje, é lembrado com carinho por uma geração passada.

A premissa não poderia ser mais aventuresca. Um grupo de amigos encontra um mapa que promete levá-los até um tesouro pirata há tempos esquecido. Durante a trajetória para encontrar o prêmio, os caçadores passam por vários contratempos e lições moralistas. No encalço deles, uma família de criminosos italianos.

Feioso, grandalhão e goonie: o anti-herói Sloth ainda é
cultuado por fãs antigos e gerações que nem eram
nascidas quando os Goonies chegaram aos cinemas.
O roteiro de Chris Columbus (Esqueceram de Mim) é uma celebração a uma das fases mais emblemáticas da vida: a infância. Mickey, Brand, Mouth (Bocão), Data (Dado), Chunk (Gordo), Andy e Stef representam o que nós mesmos vivemos. É natural termos, nessa faixa etária, companheiros de boas aventuras e descobertas em um mundo a ser explorado. A diferença é que, em Os Goonies, existe um navio pirata a ser encontrado repleto de preciosidades. Na realidade, porém, a imaginação pueril se encarrega de cria-lo.

Não bastassem todos estes instigantes elementos, a película ainda apresenta Sloth, um grandalhão deformado e assustador que acaba se tornando um goonie (alusão pejorativa ao bairro de operários e pescadores – as Docas “Goon” – em que morava a turma de aventureiros), certamente, o mais lembrado e cultuado nos dias de hoje.

A geração que não existe mais

Desconhecidos atualmente, os Goonies marcaram uma
geração que ainda mantinha a cabeça erguida
para as surpresas guardadas no horizonte.
O filme estrelado por Sean Astin e Josh Brolin comemora, em 2015, 30 anos de sua estreia. De lá pra cá, no entanto, muitas coisas mudaram. A geração que vivia de cabeças erguidas, olhando para frente em busca de novas aventuras, deu lugar à de cabeça baixa, preocupada com as notificações de seus smartphones. Ver a garotada jogando “bete” e “bolinha de gude”, nas ruas, hoje, é coisa rara de se ver. A tecnologia, de certa forma, impossibilita isso.

Se você, no entanto, já assistiu ao Os Goonies, vale rever esse filme que marcou época. Uma oportunidade de, ao menos por 111 minutos, voltar à infância e repensar o que o século vigente alterou em sua vida. Um adendo: como bem canta Cindy Lauper na música tema do filme (The Goonies 'R' Good Enough / Os Goonies São Bons o Suficiente): “Agora você diz / Que está começando a sentir a pressão / Do que poderia existir, mas que nunca existirá”. A infância é única.

Onde estão Os Goonies?

Após 30 anos, apenas a nostalgia e a saudade sobraram da turma mais famosa do cinema. Ainda nas telonas ou fora delas, saiba que rumo tomou cada um dos saudosos aventureiros.
  • Mikey (Sean Astin): Após sua estreia em Os Goonies, Astin continuou no cinema, participando de várias produções. O último papel de destaque foi como Sam, amigo fiel do personagem Frodo, na trilogia O Senhor Dos Anéis. Hoje, o ator tem 44 anos
  • Brand (Josh Brolin): O integrante do elenco que mais se destacou no cinema. Atuou em sucessos como Onde Os Fracos Não Tem Vez, Bravura Indômita e Homens de Preto 3. Também está em Guardiões Da Galáxia, como o vilão Thanos. Em 2009, foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante por “Milk’. Atualmente, Brolin tem 47 anos.
  • Chunk (Jeff Cohen): Aos 44 anos, largou a carreira de ator ainda no início dos anos 1990, para cursar Administração e Direito. Hoje, é um advogado de sucesso.
  • Mouth (Corey Feldman): foi um dos grandes astros adolescentes dos anos 1980. Além dos Goonies, também é lembrado por Gremlins e Conta Comigo. Nos anos 1990, assumiu publicamente que tinha sérios problemas com drogas, o que acabou prejudicando sua carreira. Hoje, tem 43 anos.
  • Data (Jonathan Ke Quan): O vietnamita, que já havia feito sucesso anteriormente em Indiana Jones e o Templo da Perdição, fez poucos filmes depois de interpretar o inventor mirim atrapalhado de Os Gonnies. Formado em cinema, também é mestre em taekwondo e músico. Tem 43 anos.
  • Andy (Kerri Green): Depois de Os Goonies, teve pequenas participações em séries de TV. Após inúmeros insucessos como atriz, ela fundou sua própria produtora e, hoje, é diretora e roteirista. Tem 48 anos.
  • Stef (Martha Campbell Plimpton): Modelo e atriz estadunidense, participou de dois filmes com o ator River Phoenix, com quem manteve um relacionamento amoroso. Hoje em dia, aos 44 anos, faz pequenas participações em filmes e séries de TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário