Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Enfim, humor!

O multimídia Rafael Infante (Foto: Divulgação)
Do fenomenal “Porta dos Fundos” para o blog Letra & Cultura, Rafael Infante fala sobre seu novo espetáculo e mostra a cara da nova comédia brasileira.

O canal de esquetes humorísticas “Portas dos Fundos”, no You Tube, é um fenômeno no Brasil. Em apenas três anos de existência, o grupo liderado por Antonio Tabet, Fábio Porchat, Gregório Duvivier e Ian SBF soma mais de 1,6 bilhão de acessos e 10 milhões de inscritos, números que o coloca entre os maiores canais de entretenimento do mundo na internet. É na calda deste cometa que ascende o ator Rafael Infante. Aos 29 anos, o carioca de riso fácil impressiona pela versatilidade e comicidade que emprega em seus papéis, os quais, invariavelmente, resultam em boas gargalhadas. Embora engraçado por natureza, nega o posto de comediante, autointitulando-se um ator de extremos artísticos. Hoje, reconhecido por trabalhos no cinema, TV, teatro e internet, Rafael retorna ao interior paulista para uma série de apresentações pela região, sobre o tablado, onde afirma ser sua casa e sua fonte de alimento e aprendizagem. Com humildade, reconhece seu papel no renascimento da comédia brasileira e acredita que, em breve, com a “mudança de turno”, o país todo voltará a sorrir. 

Jornal Letra & Cultura: Em março deste ano, você esteve por aqui para várias apresentações em Campinas e região, e agora retorna para mais quatro espetáculos. O teatro é a sua grande paixão?
Rafael Infante: O teatro é a minha casa, é o lugar do ator. Comecei com o teatro e nunca vou deixá-lo. Ele me alimenta, me ensina. É no palco que eu conheço o meu público.

Jornal L&C: Apesar da sua exposição na TV e no cinema, o reconhecimento do seu trabalho pelo grande público parece ter vindo através de sua atuação no “Porta dos Fundos”, correto? 
Rafael Infante: Sim, com certeza, o Porta é um grande divisor na minha vida. Dei vida a personagens que me marcaram de forma definitiva e o humor que fazemos no Porta, com certeza, já é uma referência de qualidade e de grande exposição artística.

Jornal L&C: Ao lado de atores como Fábio Porchat, Gregório Duvivier e Clarice Falcão, entre tantos outros, você integra uma nova geração de comediantes responsável pelo renascimento da comédia no Brasil. Você acredita estar fazendo parte de um movimento que será lembrado no futuro como a retomada da comédia no país? 
Rafael Infante: Acredito e sou muito grato por isso. Faço parte da “mudança de turno”, sabe? O humor vinha há décadas por um caminho e eu faço parte dessa galera que chegou com uma nova visão. Isso é muito legal, é um presente divino. Estar no lugar certo, na hora certa, e ter a oportunidade de mostrar o meu melhor e aprender com todo mundo.


Jornal L&C: Em teoria, canais fechados como a Fox, que exibe as esquetes do Porta dos Fundos, e o Multishow, que apresenta uma miscelânea de programas humorísticos escrachados e pouco convencionais, costumam dar mais liberdade para produções politicamente incorretas e “pouco ortodoxas”. Você acredita que programas com formatos menos polidos, mas verdadeiramente engraçados, podem chegar à TV aberta?
Rafael Infante: Claro que sim. Acredito cada vez mais no público-cliente que está cada dia mais exigente e sabe o que quer... Quer se divertir, ser surpreendido, ser acionado. A TV aberta sabe disso. Tem gente com essas pesquisas e números nas mãos, é só uma questão de tempo. Na verdade, a mudança já está ocorrendo e as TVs estão conscientes disso, dando mais liberdade ao artista.

Jornal L&C: Saindo um pouco da esfera televisiva, você interpretou nos teatros, em 2013, o personagem Charlie Babbit, na peça “Rain Man”. Sua atuação foi elogiada pela crítica devido à forte carga dramática que você imprimiu neste papel. Sua evidente veia cômica torna o drama um desafio maior para você?
Rafael Infante: Acredito que todo trabalho é um desafio. Acho que, na verdade, como as pessoas estão mais acostumadas me vendo na comédia, acaba parecendo que é um gênero que tenho mais facilidade. Mas ser engraçado exige muito de mim, assim como o drama exige muito de mim. Eu não me considero comediante, sou um ator que adora caminhar por todos os extremos artísticos, comédia, drama, suspense e o que vier.

Jornal L&C: Rain Man também foi um dos últimos trabalhos de direção feitos por José Wilker. Como foi a experiência de trabalhar e ser dirigido por um dos maiores ícones da teledramaturgia brasileira? 
Rafael Infante: Foi incrível! Outra oportunidade marcante em minha carreira e na minha vida pessoal. O Wilker é uma unanimidade, um artista marcante. Tem coisas que ele me disse que jamais vou esquecer e que uso até hoje quando preciso compor uma personagem. Trabalhar com ele foi mais um presente divino que recebi.

Jornal L&C: Voltando aos dias atuais, fale um pouco sobre o “InfantaRIA”. Que surpresas estão guardadas para o público neste espetáculo?
Rafael Infante: Como você disse, são surpresas, eu não posso contar! (risos) O Infantaria é um filho para mim. Eu amo esse projeto. Adoro estar no palco, ao vivo, sentindo a respiração do público. É muito aprendizado, uma troca inexplicável, me divirto muito e sou muito feliz durante aquela uma hora de espetáculo. Acho que o InfantaRIA é um sucesso muito por conta disso. No mais, tem improviso, tem histórias minhas e muita diversão. 

Ao lado do ator Marcelo Serrado, Rafael Infante impressionou a crítica ao protagonizar
o drama adaptado “Rain Man”. (Foto: Priscila Prade/UOL) 
Jornal L&C: Após as apresentações deste mês, você pretende levar o espetáculo a outras cidades do interior paulista?
Rafael Infante: Depois de setembro, continuarei a turnê do InfantaRIA até novembro por todo o país. Em dezembro, entro de férias porque já tem mais de um ano que eu não sei o que é descansar, e ano que vem estreio, no Rio, com o solo, então ainda não sei quando voltaremos ao interior de São Paulo, mas, com certeza, voltaremos. É melhor a galera garantir logo e vamos nessa!

Jornal L&C: Gostaria de agradecê-lo por ceder esta entrevista ao blog Letra & Cultura e desejá-lo sorte e sucesso em sua nova incursão em terras paulistas.
Rafael Infante: Eu quem agradeço a oportunidade e aproveito pra deixar um axé pra todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário