Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

O Agente da U.N.C.L.E.: Guerra Fria e comicidade em um único filme

Charmosos e carismáticos, Henry Cavill e Armie Hammer dividem as
atenções em longa que traz como tema central a espionagem (Divulgação) 
Novo longa do diretor Guy Ritchie, de Sherlock Holmes, trata de temas sérios sem perder o bom humor.

Agentes secretos? Sim. Gadgets? Sim. Perseguições? Também, sim. Mulheres bonitas? Mas é claro. Estou falando de James Bond? Não! Com premissa parecida com a de 007, chega hoje (3) aos cinemas brasileiros O Agente da U.N.C.L.E., adaptação cinematográfica do seriado televisivo dos anos 60, no Brasil, exibido pela extinta TV Excelsior.

Repleto de humor, aventura e ação, o filme conta a história de dois agentes secretos – o americano Napoleon Solo e o soviético Illya Kuryakin – que fazem parte de uma agência fictícia de espionagem, a “U.N.C.L.E.” – acrônimo de United Network Command for Law and Enforcement (Rede de Comandos Unidos de Lei e Aplicação, em tradução literal), cujo principal inimigo é a organização criminosa “T.H.R.U.S.H.”.

O pano de fundo para o longa é a Guerra Fria, o que, de certo modo, recria uma aventura à lá James Bond, em seus primórdios nas telonas. É curioso pensar que as similaridades com o mais famoso agente secreto britânico não são mero acaso. Ian Fleming, o criador de 007, ajudou na produção dos primeiros episódios de O Agente da U.N.C.L.E., na TV. E nesse novo filme, ao que parece, poderemos ver um pouco de seu legado no gênero espionagem.

Atrás das câmeras

Os protagonistas da versão que chega aos cinemas são Henry Cavill (o novo Super-Homem) e Armie Hammer (A Rede Social), atores carismáticos que, mesmo nas mais impressionantes cenas de ação, não perdem o charme. O grande atrativo para ver o longa, no entanto, está atrás das câmeras, na direção do Guy Ricthie.

O cineasta comandou, recentemente, os dois filmes de outro espião/detetive inglês: Sherlock Holmes, com Robert Downey Jr. Entretanto, ele já mostrou que é um ótimo contador de histórias em Snatch – Porcos e Diamantes e, também, em Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes, ambos elogiadíssimos pela crítica e público.

O que difere Ricthie de outros profissionais do ramo é a visão caricata com que retrata seus personagens. São, em sua maioria, criminosos, bajuladores, anti-heróis e, sobretudo, cínicos. Pessoas que, a seu modo, ganham a confiança e simpatia do público, mesmo que sejam foras da lei e ou marginalizados em uma sociedade aristocrata.

Espera-se ver, também, nessa nova empreitada de Ricthie, seu estilo rápido de ação, porém, com atenção absurda aos detalhes. O que é ótimo! Nos dois Sherlock Holmes, lembrando, vê-se a preocupação do cineasta em evidenciar as cenas de perigo em câmera lenta – atenção especial para a cena de tiroteio na floresta no segundo filme com Downey Jr. –, o que traz ao filme um poder narrativo e visual interessantíssimos.

Mais um reboot na era dos reboots

Para os leigos, reboots são nomes dados a filmes que, vez ou outra, têm a missão de serem apresentados a um novo público em outra época. Não é um negócio ruim, desde que sejam feitos da maneira correta. O novo Quarteto Fantástico, por exemplo, está aí para provar que fazer um longa “nas coxas” pode resultar em catástrofe comercial.

Assim como Missão Impossível, filme de Guy Ritchie
é uma adaptação de uma série de TV (Divulgação)
A missão da Warner Bros com O Agente da U.N.C.L.E. é difícil. Afinal, pouquíssimas pessoas ouviram falar do seriado. O que pode ser um suspiro de esperança para o estúdio, visto que Kigsman, que explora a espionagem de forma cômica, arrecadou, recentemente, gordos $400 milhões, para o custo aproximado de $80 milhões.

Outra franquia de espionagem que também amenizou a dramaticidade e optou pelo puro entretenimento é Missão Impossível. Com seu quinto capítulo também chegando aos cinemas, a série de Tom Cruise foi se moldando ao longo dos anos para se tornar o que é hoje. Afinal, as pessoas vão aos cinemas para rir, se divertirem. Também extraída de um seriado de TV, a saga de Ethan Hunt parece não ter perdido o fôlego, muito pelo contrário.

Voltando para O Agente da U.N.C.L.E., Ritchie tem a chance de criar a primeira franquia de espionagem de ação da Warner Bros. Para isso, porém, o estúdio espera a resposta financeira do público para, no mínimo, cogitar uma continuação. 

SAIBA MAIS
  • O filme O Agente U.N.C.L.E. é baseado na série de TV The Man from U.N.C.L.E., exibida nos Estados Unidos entre 1964 e 1968;
  • Inicialmente, o filme seria estrelado por George Clooney e dirigido por Steve Soderbergh, mas ambos deixaram o projeto;
  • Embora o papel principal tenha ficado com Henry Cavill, outros atores do primeiro escalão de Hollywood, como Leonardo DiCaprio, Bradley Cooper e Ewan McGregor, também foram cotados para estrelar o longa.


Um comentário:

  1. Um muito bom filme que vale a pena ver, é uma produção espetacular !!!! Todas as obras de Gur Ritchie, e faz pouco tempo que vi o filme a Rei Arthuro a lenda da espada, filme de aventura graças ao seu grande profissionalismo. Deve ser por ele que grandes atores como Charlie Hunnam querem participar nos seus filmes. filmes de aventura é o mais recente dos seus trabalhos, um filme que é uma referência do gênero. Seus efeitos especiais estão incríveis, trilha sonora e atuações geram um resultado que consegue captar aos espectadores. A história é boa e bastante divertida.

    ResponderExcluir