Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

sábado, 5 de setembro de 2015

Evento temático rememora cultura pop dos anos 40

Noite regrada a rockabilly e Jovem Guarda acontece no dia 19.

Estilo vintage, pele alva, batom vermelho e música dos anos 40 e 50. Estes são os ingredientes principais para a “2ª Noite da Pin-up” (Pin-up Party), que acontece no dia 19, no “O Profeta Pub Rock”, em Mogi Guaçu (SP).

Sucesso de público em sua primeira edição, o evento é uma verdadeira viagem à pré-história do rock and roll, com direito a concursos para escolher a mais bela e voluptuosa pin-up (ícone da cultura pop, define-se como uma figura de curvas delineadas que mescla sensualidade com inocência e uma leve pitada de erotismo) e também o melhor casal de dançarinos.

A trilha sonora para esta incursão ao passado fica a cargo das bandas The Hicks e Charangas, que dão tom à festa com muito rockabilly, country e grandes sucessos da Jovem Guarda.

Com início previsto para as 23h, a “2ª Noite da Pin-up” é uma realização de O Profeta Pub Rock e Charangas, com apoio do ateliê “Armário da Vó”. A entrada custa R$ 15.

Imagens e voluptuosidade  

Vestido a caráter, público se diverte durante a primeira
edição da Pin-up Party (Foto: Gilson Cardoso)
Surgido entre as décadas de 40 e 50 para designar as imagens de mulheres com forte atrativo sensual que eram ilustradas em larga escala, o termo pin-up nada mais é que ilustrações, pinturas ou fotografias de atrizes e modelos que representavam a época. 

As imagens eram usadas especificamente para revistas, cartazes, cartões postais e, principalmente, calendários, que foram muito utilizados por soldados na Segunda Guerra Mundial. Esses deixavam os calendários pendurados, por isso, o termo pin-up – pendurar, na tradução literal.


Ainda na década de 40, as pin-up girls – ou garotas penduradas – viveram o auge do sucesso. Numa época em que mostrar as pernas era atitude subversiva e ser fotografada nua, atentado ao pudor, lápis e tinta davam forma a essas mulheres, carinhosamente chamadas de “armas secretas” pelos soldados americanos. Durante a Segunda Guerra Mundial, elas serviam de alívio para os pracinhas que arriscavam a vida nos campos de batalha.
A evolução das pin-ups (Ilustração)



Nenhum comentário:

Postar um comentário