Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Escolas de Samba competem em desfile na Avenida dos Trabalhadores

Guaçu Folia terá concurso das Escolas de Samba
Disputa é a grande novidade do carnaval guaçuano em 2012. Desfile reúne três agremiações.

Três escolas concorrem ao prêmio de melhor escola
do carnaval guaçuano.
O Concurso das Escolas de Samba é a grande novidade para o “Guaçu Folia 2012”. Diferentemente do que ocorreu nos três anos anteriores, neste ano haverá competição entre as escolas inscritas.

O secretário de Cultura, Edenilson Faboci explicou que a proposta do Guaçu Folia é resgatar a tradição do carnaval em Mogi Guaçu.  “No início, a ideia era trazer de volta o interesse pelo carnaval guaçuano, que estava perdido. Para tanto, fizemos apenas desfiles e apresentação das escolas e blocos. Neste ano, faremos uma competição entre elas com premiação em dinheiro”, esclareceu.


O “Guaçu Folia 2012” contará com a participação das escolas Acadêmicos do Aguafaban, Mocidade Independente dos Ypês e Asas da Liberdade. O Concurso (desfile sob julgamento) acontece no dia 18 de fevereiro, à Avenida dos Trabalhadores, a partir das 20h00. Como de praxe, a abertura do desfile será feita pela Corte Foliã, composta pelo rei momo, rainha e as duas princesas.

No dia seguinte, a partir das 15h00, jurados e integrantes das escolas se reúnem no mesmo local dos desfiles para a apuração dos vencedores. Independente da classificação, as três escolas voltam a desfilar no dia 20, às 20h00.

As escolas serão avaliadas por uma banca julgadora com base em nove requisitos, dentre eles, bateria, comissão de frente, samba enredo e alegoria. Pelo regulamento, as escolas têm 60 minutos para se apresentar e a ordem pode ser definida por meio de sorteio ou consenso entre as agremiações. Cada escola deve possuir no mínimo 230 integrantes e dois carros alegóricos, sem contar com o abrealas.

A campeã e vice-campeã do Guaçu Folia recebem, respectivamente, o prêmio de R$ 7 mil e R$ 3 mil. À terceira colocada, apenas o troféu de participação.

Faboci fez questão de ressaltar que o Guaçu Folia é o maior evento realizado pela Administração Municipal. “O carnaval supera a Virada Cultural, as comemorações de aniversário da cidade e o réveillon. Por isso, contaremos com o apoio de todas as Secretarias Municipais para fazermos um belo evento”, rematou.

Um forte esquema de segurança também será montado nos dois locais de evento. Haverá seguranças particulares, monitoramento, revistas, apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, além de praças de alimentação e fechamento da Avenida dos Trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário