Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Projeto Ademar Guerra


Projeto Ademar Guerra convida grupos teatrais interessados em orientação artística
Ação consiste em oferecer orientação artística a grupos teatrais da cidade. Inscrições se encerram no próximo dia 1°.


Oportunidade única para grupos teatrais de Mogi Guaçu.
Estão abertas desde a última semana as inscrições para a edição 2012 do Projeto “Ademar Guerra”. A ação consiste em oferecer orientação artística a grupos teatrais de Mogi Guaçu interessados em melhorar suas apresentações e aprender novas técnicas de atuação e expressão.

Os grupos trabalharão sob a olhar de um profissional de teatro, viabilizado por meio do Contrato de Gestão entre a Secretaria do Estado da Cultura e o Governo do Estado de São Paulo. Serão dois encontros mensais de seis horas cada, realizados quinzenalmente.


Para receber as orientações, os grupos interessados devem ter histórico mínimo de dois anos de atividades teatrais e garantir a permanência de integrantes no grupo. As trupes devem ainda estar em processo de pesquisa ou de criação de espetáculo teatral e terem em seu plano de trabalho apresentação pública gratuita na cidade até o fim da assessoria oferecida pelo projeto.

Além disso, os grupos devem cumprir alguns procedimentos, dentre eles, apresentar projeto de trabalho para 2012, preencher ficha de inscrição, bem como enviar histórico do grupo e carta de intenção, justificando o interesse em participar do projeto.

As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico www.oficinasculturais.org.br até o dia até 1º de fevereiro. O edital completo também está disponível no site.

Sobre Ademar Guerra       

Ademar Guerra: um dos mais influentes diretores teatrais
da geração de 50.
Ademar Guerra foi um dos mais influentes diretores teatrais da geração formada a partir da década de 1950, no TBC. Assinou a direção de alguns dos espetáculos que marcaram a época áurea do teatro brasileiro na década de 1960, como "Oh, que delícia de guerra", "Marat/Sade" e "Hair".          

Artista multimídia, Ademar Guerra também deixou sua marca na televisão, com "Vila Sésamo", os teleteatros nas TVs Excelsior e Cultura, os especiais na TV Globo; na música, com "Momento 68"; na Ópera, "Cosi Fan Tutte", de Mozart; e na dança, como um dos principais colaboradores do Ballet Stagium.       

Em 1964, a Secretaria de Estado da Cultura realizou seu primeiro projeto de monitoramento profissional dirigido a grupos amadores no interior do Estado de São Paulo. Ademar Guerra foi o escolhido para orientar um grupo de Santo André. O resultado do trabalho foi a montagem de "Gente como a gente", de Roberto Freire. Ademar Guerra não imaginava, mas naquele momento acabara de lançar a semente do projeto que até hoje leva o seu nome.

O diretor e ator faleceu em 2 de maio de 1993, vítima de leucemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário