Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Uma nova chance para o Quarteto Fantástico

O Quarteto pronto para enfrentar seu ex-amigo, o agora
vilanesco Doutor Victor Von Doom (Fotos: Divulgação)  
Será este filme merecedor do pomposo adjetivo que carrega em seu nome? A resposta será dada a partir do dia 6, na nova incursão da família Marvel nos cinemas.

É interessante a estratégia do Estúdio Fox para suas personagens vindouras dos quadrinhos. Em seu painel na Comic-Con de San Diego – maior feira de cultura pop do mundo –, o estúdio apresentou ao público um pouco do que espera de seus projetos para o futuro próximo, todos em produção. Deadpool, X-Men: Apocalipse, Gambit e, talvez, o mais intrigante deles, Quarteto Fantástico.

Conhecidos como a família da “Casa das Ideias”, os irmãos Sue e Johnny Storm, Reed Richards e Bem Grimm terão tratamento diferenciado dos longas-metragens anteriores e, até mesmo, de sua origem. No filme do diretor Josh Trank (Poder sem Limites), com estreia no Brasil no dia 6 de agosto, as quatro personagens irão adquirir seus poderes em uma trama que envolve viagens interdimensionais e drama, muito drama.  

Criados nos anos 60 por Stan Lee e Jack Kirby, o Quarteto Fantástico foi
primeiramente idealizado para rivalizar com a Liga da Justiça da DC Comics. 
Outra alteração é a etnia do Tocha Humana, interpretado pelo excelente Michael B. Jordan: negro, diferente do caucasiano habitualmente visto nos quadrinhos. Mudança feita, segundo o diretor, para adequar as personagens ao novo modelo de família americana. Família, aliás, é o que molda essa nova produção. Na Comic-Con, Kate Mara (Mulher Invisível) disse que não conhecia os quadrinhos, porém, aceitou fazer parte do projeto devido à temática familiar que o diretor pretendia impor na história.  

Assim como o Hulk, em Vingadores (2012), o “Coisa”, de Jamie Bell, será os músculos – ou rochas? – da equipe. Sobretudo, ele será o coração, ao menos foi o que apontou seu intérprete em entrevista coletiva em San Diego, na metade de julho. Ainda na Comic-Con, o diretor do longa adiantou que Quarteto Fantástico é mais um filme de ficção científica a super-heróis, temática interessante que vai na contramão de outros lançamentos do mesmo gênero.

O ceticismo dos fãs é, obviamente, um desafio para os produtores. Afinal, Josh Trank mexeu em personagens clássicos da nona arte. O que alivia essa pressão, entretanto, é que o recomeço dos heróis nos cinemas expurga – ao menos é o que os trailers apontam – a comédia pastelão vista nas primeiras incursões da família da Marvel nos cinemas. Agora, ao que tudo indica, a ideia é fazer um Quarteto Fantástico mais pé no chão e plausível ao que a física quântica e gostos mais exigentes esperam.

Selfie histórico com todo o elenco de X-Men:
Apocalipse, Quarteto Fantástico, Deadpool e Gambit. 
X-Men e Quarteto Fantástico

Mesmo sem o anúncio oficial, nota-se claramente a intenção da empresa (Estúdio Fox) em criar o seu universo cinematográfico, bem como faz a própria Marvel e também a Warner, com os heróis da DC Comics.

Durante algum tempo, repercutiu entre fãs e a imprensa o rumor de que a Fox estaria planejando um crossover – junção de Quarteto Fantástico e X-Men – nos cinemas. Segundo o portal norte-americano Latino-Review, a informação já é dada como verdadeira.

O site afirmou, inclusive, a data de estreia do longa: julho de 2018. O martelo para fechar o negócio, entretanto, depende do desempenho do Quarteto nas bilheterias. Caso o filme renda lucro para os cofres do estúdio, imediatamente começaria a produção do histórico longa.

Na Comic-Con de 2015, porém, nada foi dito pela Fox sobre o assunto. Apenas apresentou-se um painel com os logos de todos os filmes de super-heróis que estão em processo de filmagens e/ou em pós-produção.  Circundando as especulações, algo é dado como certo: são bons tempos para quem é fã de filmes do gênero.

CURIOSIDADES
  • Na versão clássica, os superpoderes do Quarteto Fantástico foram obtidos quando um foguete espacial experimental projetado por Reed Richards atravessou uma tempestade de raios cósmicos durante seu voo experimental.
  • As quatro personagens foram inspiradas nos clássicos elementos gregos: Terra (Coisa), fogo (Tocha Humana), vento (Mulher Invisível) e água (a “fluidez” do Senhor Fantástico).
  • Ao contrário da maioria dos super-heróis, as identidades do Quarteto Fantástico não são secretas. A parte negativa disso é a vulnerabilidade que o fato confere aos amigos e família. A parte positiva é a simpatia que o Quarteto tem junto à população humana, que admira suas proezas científicas e heroicas.
  • Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o filme de Tim Story, de 2005, não foi a primeira incursão do Quarteto nos cinemas. Bem antes disso, em 1994, um filme foi produzido, porém, nunca lançado. Lendas urbanas sugerem que o longa teria ficado tão ruim que o estúdio ordenou que todas as cópias da película fossem destruídas. Uma delas ao menos restou, pois, com o advento da internet, o renegado filme foi lançado mundialmente de forma pirata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário