Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Assista "7 Vezes Caetano"


Portal Megaphone transmite especial 7 Vezes Caetano
Caetano Veloso para todos os gostos e ouvidos.

7 Vezes Caetano, no Megaphone.
Ícone da música popular brasileira, Caetano Veloso completa 70 anos no próximo dia 07. Para celebrar a data e homenagear um dos grandes artistas da música brasileira, o diretor de programas da Rádio Cultura Brasil, Vilmar Bittencourt, propôs sete seleções musicais, com dez músicas cada, que retratam diferentes facetas do cantor e compositor baiano.

Os programas serão disponibilizados nos primeiros sete dias de agosto, um a um, e poderão ser ouvidos por meio do Portal Megaphone, site especializado em Arte e Cultura, e que desde setembro do ano passado retransmite, ao vivo, toda a programação da Cultura Brasil. Para ouvir, basta acessar o endereço www.portalmegaphone.com.br e clicar no botão Controle Remoto, localizado no topo da barra lateral do site. “Além de uma grande homenagem, é uma excelente oportunidade para que as pessoas mais jovens possam conhecer a fundo a obra de Caetano”, destaca o diretor do site, Fernando Pineccio. “Essa iniciativa só vem a reafirmar a qualidade e o compromisso da Cultura Brasil com a boa música e com a cultura de uma forma geral. Lembrando que a Cultura Brasil é o maior portal de música brasileira do país, sendo mantido pela Fundação Padre Anchieta e pela TV Cultura”, completa.

O primeiro programa, batizado de Caetano Experimental, destaca a relação do cantor e compositor com a poesia concreta em canções como “Pulsar” e “Dias, dias, dias”, musicadas a partir de poemas de Augusto de Campos. A playlist de experimentações também reúne músicas como “Épico” e “Acrilírico”, ambas com participação do maestro Rogério Duprat, um dos nomes fundamentais do movimento tropicalista.

Em Encontros de Caetano, Vilmar Bittencourt traz Caetano Veloso ao lado de outros importantes nomes da música brasileira. No repertório estão músicas como “Coração Vagabundo”, com Gal Costa, “Milagre”, com João Gilberto e Gilberto Gil, e “O Canto de Dona Sinhá”, com Maria Bethânia.

Caetano e A Outra Banda da Terra destaca as músicas que Caetano apresentou e/ou gravou ao lado do grupo que o acompanhou entre 1978 e 1983. Em destaque estão os sucessos “Lua de São Jorge” e “Menino do Rio”, do álbum Cinema Transcendental (1979).

Como não poderia faltar, a quarta playlist traz as Musas de Caetano. Na seleção, “Tigresa”, “Rapte-me camaleoa”, “Vaca profana”, “Maria Bethânia”, “Você é linda”, entre outras.

Já que há uma seleção para as musas, há também uma seleção para um dos grandes ídolos de Caetano Veloso. Em Caetano e Seu Muso, dez canções que mencionam ou fazem alguma referência a João Gilberto. Em “Saudosismo”, por exemplo, Caetano Veloso canta: “Eu, você, João, Girando na vitrola sem parar”.

O lado intérprete de Caetano Veloso está em destaque na seleção Caetano Canta Outros Compositores. Chico Buarque (“Samba e amor”), Jorge Mautner (“Vampiro”), John Lennon e Paul MacCartney (“For no one”) e até Michael Jackson (“Billie Jean”) fazem parte desta playlist.

Para fechar, a poesia, os jogos linguísticos, as brincadeiras e a genialidade do aniversariante do mês na seleção Tantas Outras Palavras de Caetano. Essa aula de bom e inventivo português traz músicas como “Pipoca Moderna”, “Cá-Já” e “Chuva, suor e cerveja”.

São 70 músicas para os 70 anos do cantor e compositor baiano em sete playlists lançadas ao longo dos sete primeiros dias de agosto. Não é numerologia, ritual cabalístico ou crendice, é o grande, e agora setentista, Caetano Veloso para todos os gostos e ouvidos.

Playlists e data de lançamento:
Caetano Experimental – (01/08/2012)
Encontros de Caetano – (02/08/2012)
Caetano e A Outra Banda da Terra –(03/08/2012)
Musas de Caetano –(04/08/2012)
Caetano e Seu Muso – (05/08/2012)
Canta Outros Compositores – (06/08/2012)
Tantas Outras Palavras de Caetano – (07/08/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário