Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O Profeta Pub Rock - Na trilha dos grandes pubs ingleses


Como os pubs europeus!
Público miscigenado e ambiente diferenciado são as apostas de O Profeta Pub Rock para a retomada underground em Mogi Guaçu.

Na trilha dos grandes pubs ingleses.
Uma pequena porta de vidro dá acesso a um longo corredor levemente curvado. Logo de entrada, ao alto, metade de um fusca cravado à parede realça a percepção e faz borbulhar a curiosidade sobre o que está por vir. Feixes cansados de luz revelam o primeiro olhar da noite, o de uma carranca entalhada em madeira escura que dá as boas-vindas àqueles em busca de novas sensações. Antes do salão principal, uma enorme bandeira do Estado de São Paulo tremula ao ar quente que vem de dentro fazendo com que os visitantes retornem de suas viagens mentais a um pub qualquer de Londres ou Dublin. Neste local, excentricamente concebido aos fundos de uma churrascaria, aloja-se O Profeta Pub Rock, primeiro em Mogi Guaçu genuinamente inspirado nos pubs europeus.

O proprietário da casa, Samuel Profeta de Almeida, 30, dono de outros dois bares do gênero e membro de uma família que atua no ramo há mais de 30 anos, se apressa ao definir a criação. “Nós quisemos fazer algo diferenciado, já que a estrutura do bar possibilitava este tipo de instalação”, diz ele, justificando o sonho antigo, concretizado em dezembro passado. Assinada pelo arquiteto e coproprietário Fábio Murilo, a decoração de vanguarda traz forte influência da cultura Pop Art, de Andy Warhol, contrastando com referências da música e comportamento dos anos 60 e 70. Gigantes do rock e do blues pairam estampados em pôsteres e imagens vivazes. Um par de guitarras se cruza afixado simetricamente ao centro do bar e o palco, ao melhor estilo Cavern Club, também ganha vida ao lado de detalhados jardins de inverno.

Um pub genuinamente paulista.
Segundo Profeta, o grande mérito do empreendimento é a diferenciação do público que frequenta o local, divididos entre acanhados e efêmeros simpatizantes do mundo underground e fervorosos idólatras da filosofia e dos deuses do rock and roll. “Recebemos desde pessoas que não conhecem muito deste universo, ao roqueiro metaleiro que respira e vive pelo rock”, distingue. A casa recebe, em média, 100 pessoas por noite – sextas e sábados – de todos os lugares da região e do sul de Minas.

Enquanto o som rola ao vivo, chopes meticulosamente gelados e tradicionais caipirinhas são atrativos extras para os clientes. Na área externa, quiosques relaxantes e a vegetação que margeia o Rio Mogi Guaçu, correndo suave e suntuoso à vista de todos, completam o deck construído a partir de cascas de eucalipto e mesas adaptadas em imensos carretéis de fios de alta tensão. 

Visivelmente realizado com sua casa de rock, Profeta relembra dois míticos bares guaçuanos, revelando ser o seu projeto o marco da retomada da cena alternativa em Mogi Guaçu. “Desde o fim da década de 80 que a cidade não tinha uma casa específica de rock, nos moldes do pub. As últimas foram os bares Taberna e Yankee, ambos com grande sucesso enquanto duraram. Por isso, nos motivamos a criar um pub e retomar o movimento rock na cidade, há tempos abandonado”, explica o idealista, aludindo aos clássicos bares guaçuanos, extintos ainda na musicalmente década perdida.

Decoração em harmonia com a natureza.
Historicamente, Mogi Guaçu sempre contou com menos recintos undergrounds em comparação à vizinha Mogi Mirim, entretanto, Profeta garante não ter sido esta a motivação de seu empreendimento. “Não queremos rivalizar com a noite de Mogi Mirim, até porque as cidades são muito próximas e os mogimirianos também fazem parte do nosso público. O que queremos mesmo é oferecer entretenimento de qualidade às pessoas, principalmente aos guaçuanos, que não possuem tantas opções para se divertirem”, conclui Profeta.

Serviço

O Profeta Pub Rock
Dia e horário: aberto às sextas e sábados, a partir das 22h.
Local: Rua Vereador João da Rocha Franco, 39, Centro.
Entrada: R$ 10,00

Um comentário:

  1. Gostei muito do artigo, e posso garantir a todos que o Pub é realmente um ótimo lugar para se curtir a noite com pessoas bacanas e o som melhor ainda! ;)

    ResponderExcluir