Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Sem cultura e sem interesse


Com público decepcionante, Faboci discute Sistema Municipal de Cultura
Ocorrida na última semana, série de reuniões pautou os novos rumos das questões culturais em Mogi Guaçu. 

Imagem que reflete com exatidão o
gosto do público pela cultura.
Com o intuito de organizar e fortalecer os órgãos públicos, privados e ademais segmentos culturais em Mogi Guaçu, a Secretaria de Cultura promoveu entre os dias 22 e 26 de agosto, uma série de reuniões públicas para discutir a criação do Sistema Municipal de Cultura. Durante as reuniões foram apresentados os elementos que integrarão o novo instrumento norteador, com ênfase na ativação dos Conselhos Municipais e na criação do Fundo Municipal para financiamento de projetos e atividades culturais.


A semana de discussões não teve a adesão do público como se era esperado. Todas as noites, os encontros realizados na sala de vídeo Maria Célia Stábile, do Centro Cultural Tupec, não ultrapassaram 15 participantes, chegando a ter menos de dez pessoas na reunião sobre Literatura e Patrimônio Histórico que marcou o fim dos trabalhos. Os poucos participantes que compareceram às reuniões pertenciam, em grande parte, a instituições culturais guaçuanas, contudo, verificou-se também a presença de músicos, produtores, museólogos/arqueólogos, estudantes e jornalistas.

Mesmo sem o fomento popular, o secretário da Cultura comentou que as reuniões foram de suma importância, pois revelaram o que a sociedade pensa sobre a cultura na cidade. “As reuniões públicas serviram também para mostrar às pessoas e organizações o que o Poder Público tem feito pela cultura guaçuana, principalmente no que diz respeito à participação da sociedade nas discussões. Mostramos que existe sim, vontade política, mas que a sociedade também precisa fazer a sua parte”, enfatizou.

É importante ressaltar que novas ideias e sugestões podem ser enviadas para a Secretaria de Cultura, pelo e-mail sc-contato@mogiguacu.sp.gov.br, ou pessoalmente na sede da Secretaria, na sala 4, do Centro Cultural, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário