Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

.

Mais sólida do que nunca, a guitarra elétrica

A necessidade de amplificar o volume do violão fez nascer a guitarra elétrica, instrumento revolucionário que trouxe consigo novos estilos musicais e reinventou o jeito de se tocar as seis cordas. O coração da guitarra é o captador, inventado em 1923 pelo americano Lloyd Loar. Trata-se de um dispositivo magnético que converte vibrações acústicas em impulsos elétricos, os quais são amplificados e depois convertidos em som por alto-falantes.

Lloyd conseguiu amplificar o som, mas a construção acústica do violão causava sérios problemas de microfonia. Para resolver esse inconveniente, em 1941, o guitarrista de jazz Lester William Polsfuss, conhecido como “Les Paul”, apresentou à companhia Gibson a ideia de um modelo de corpo sólido, chamado de Tora. Mas, segundo ele mesmo, os diretores da empresa riram e recusaram.

Em 1948, Paul Bigsby construiu para Merle Travis uma guitarra sólida muito parecida com as atuais, mas a história realmente começa em 1946, quando Clarence Leonidas Fender (Leo Fender) fundou a Fender Electric Instruments Manufacturing Company. A primeira guitarra de corpo sólido lançada por Leo Fender foi chamada de Esquire, lançada no final de 1949. Em 1951, o nome foi alterado para Broadcaster, mas Leo recebeu um telegrama dizendo que a empresa Gretsch já havia registrado o nome Broadkaster para um kit de bateria, em 1937. Leo mudou, então, em 1951, o nome de seu invento para Nocaster, que logo foi rebatizado de Telecaster.

Após o sucesso comercial da “Tele”, a Gibson lançou a Les Paul, feita de madeira maciça e que lembrava um pequeno violão. Com características de construção e timbre diferentes da Fender, tornou-se rapidamente objeto de desejo dos guitarristas.

Alheio a tudo isso, no Brasil, o baiano Adolfo Nascimento, o Dodô, buscava desde 1938 uma forma de amplificar seu cavaquinho. Ele discutia a ideia com Osmar Macedo, com quem fundou o Trio Elétrico Dodô e Osmar. Por volta de 1944, Osmar desenvolveu um instrumento que não tinha corpo, era apenas um braço de cavaquinho com captador, que chamou de “pau elétrico”. Acredita-se que marinheiros em passagem pela Bahia levaram a ideia aos inventores americanos, influenciando a concepção da guitarra elétrica sólida atual.

Hoje, a guitarra é instrumento de destaque em quase todos os estilos musicais. Existe uma variedade enorme de amplificadores, pedais de efeitos, aplicativos e tecnologias que fazem que suas possibilidades sonoras sejam infinitas. Desejada por músicos, admirada por amantes da música, a guitarra veio para ficar.

FÁBIO GONÇALVES é músico entusiasta e luthier na cidade de Mogi Guaçu (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário