Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

terça-feira, 6 de outubro de 2015

De volta ao espaço: Perdido em Marte renova paixão de Ridley Scott pelo Si-Fi

Depois de Interestelar, Damon dá as caras no espaço em
filme cômico e motivador (Fotos: Divulgação) 
Mistura de Gravidade com Náufrago, filme protagonizado por Matt Damon cai nas graças do público e crítica.

Ridley Scott é um sujeito interessante. Isso é fato. Ao mesmo tempo em que ganhou invejosa e prestigiosa reputação no âmbito da ficção científica, galgou ares em outras situações cinematográficas distintas do gênero que catapultou sua carreira (confira ao lado). Altos e baixos ocorreram, porém, congratulações ao diretor por se opor ao mais do mesmo e, ao menos, se aventurar na sétima arte. Atitude muitas vezes negligenciada por outros profissionais.

A boa nova de Scott é sua nova parceria com Matt Damon. O que não é inédito, no entanto, é sua ida ao espaço sideral para contar histórias. Obviamente, não no sentido literal. Perdido em Marte (The Martian, nos EUA) é a aposta do diretor britânico em um dos gêneros em que se sente mais à vontade, mesmo tendo se mantido afastado por anos.

Com exceção do já consagrado Matt Damon, Perdido em Marte
reúne um time de peso da nova geração de astros hollywoodianos. 
Simplificando a história, o filme é baseado no livro de Andy Weir, The Martian (O Marciano, em tradução literal), de 2011. Conta a saga de um astronauta (Matt Damon) em missão especial da NASA dado como morto após uma tempestade e abandonado por sua equipe no planeta vermelho. Vivo, ele retorna para sua base espacial e descobre que seu resgate levará quatro anos para chegar até Marte, dando início a uma luta pela sobrevivência e por “batatas”.

Não é Gravidade

Astronauta passando por dificuldades, longe da Terra, refém do acaso e intempéries da natureza. Pensou em Gravidade, de Alfonso Cuarón? Sim, é, por vezes, similar à obra de Ridley Scott. No entanto, o filme com Matt Damon não possui a mesma carga dramática do longa protagonizado por Sandra Bulock. É cômico, leve, motivador. A película lembra, também, outro personagem que passou por apuros na solidão e luta pela sobrevivência. Falo do Chuck Noland de Tom Hanks em Náufrago, de 2000. Alguém disse Wilson?

Novo longa de Ridley Scott foi ovacionado pela crítica... 
...e desponta como um dos favoritos ao Oscar.









Espera-se pelo hype das últimas semanas que Perdido em Marte seja bem agraciado financeiramente pelo público e, gradativamente, lembrado pelos membros da Academia de Ciências Cinematográficas – os “tiozinhos” que decidem para quais mãos irão o Oscar. A presumida indicação é explicada na exibição do filme no Festival de Toronto, na metade de setembro – uma espécie de termômetro para a temporada de filmes –, ocasião em que o longa foi simplesmente ovacionado pelos críticos. A imprensa internacional já cita, por exemplo, premiação para a atuação de Damon e, não menos importante, a direção de Scott.

Além dos já citados envolvidos, Perdido em Marte conta com um elenco afinado: Jessica Chastain (A Hora Mais Escura), Sean Bean (Senhor dos Anéis - A sociedade do anel), Sebastian Stan (Capitão América 2: O Soldado Invernal), Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão), entre outros. O filme tem estreia em 1º de outubro no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário