Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

História para boi dormir: Você já foi enganado por um Hoax?

Vítimas fáceis dos embustes do mundo digital, internautas consomem e propagam todo tipo de informação, sobretudo as mentirosas.   

O poema de autoajuda em destaque é da escritora norte-americana Veronica Shoffstall. Ela escreveu-o quando tinha 19 anos de idade, no livro de formatura de sua highschool, uma tradição nos Estados Unidos. Caso ainda esteja indagando-se sobre o título da matéria e a relação que ele tem com o poema, calma, camaradas, eu chego lá!

Hoax, vernáculo da Língua Inglesa, tem sua tradução literal como “embuste” (adoro essa palavra!). Segundo o oráculo de delfos digital (também conhecido como Google!), a palavra embuste significa engano, estratagema, mentira. Mas não pense errado, amigo leitor, foi Veronica que escreveu o poema e não o contrário! Ela é vítima nessa história, já que sua obra foi “roubada”, nada menos, pelo maior poeta e dramaturgo do mundo, William Shakespeare, rebatizada, conseguintemente, de O Menestrel.

A versão original do poema foi registrada em 1971; Shakespeare morreu em 23 de abril de 1616. Então, como ele pôde ter “plagiado” a obra? Simples a resposta: ambos foram vítimas de hoaxes, e eles tornaram-se tão imensos que, se você digitar o começo do poema em algum buscador digital, aparecerão milhares de referências para Shakespeare e apenas algumas poucas mil para Veronica. Outra coisa bizarra é que, a cada pesquisa que se faz sobre a obra, ela aumenta de tamanho, tornando-se um hoax “mutante”.

Decidi desmistificar este hoax histórico porque me lembrei dele em uma ocasião mais comezinha que aconteceu outro dia aqui em casa. Voltando do trabalho, minha mãe chegou branca em casa, atônita. Gritando à porta, revelou a bomba: “O congresso nacional aprovou o fim do 13° salário e agora é oficial”. Eu, preocupado-desconfiado, perguntei. “Mãe, onde foi que a Sr.ª ouviu isso?” Ela prontamente respondeu. “Uma amiga minha do trabalho viu no grupo do WhatsApp”.

Pacientemente, liguei a televisão e coloquei em algum canal de notícias 24h, pois tal “bomba” estaria sendo noticiada aos quatro ventos. Ficamos quase uma hora em frente à TV e nada. Sim, ela também fora vítima.

Poema de Veronica Shoffstall atribuído a Shakespeare. 
Existem outros exemplos emblemáticos de hoax, tais como “Senado aprova ‘bolsa prostituta’ de R$ 2 mil”, “A morte (anual!) de Silvio Santos” e “Como mudar a cor do Facebook ou que ele passará a ser pago!”

A lista é imensa e a cada hora surgem mais e mais. Sendo um pouco pedagógico, agora, para aqueles que ainda não entenderam o recado: hoaxes são histórias falsas recebidas via e-mail, por meio de redes sociais e pela internet em geral. Eles têm o propósito de ludibriar as pessoas e de, dependendo dos casos, enveredá-las aos caminhos mais sombrios da internet, ou vai dizer-me que nunca clicou em uma página oriunda de sua rede social e ela infectou seu computador ou smartphone com vírus?

Reitero: devemos, sim, tomar muito cuidado com o que vemos e lemos por aí, para não sermos bobos. Brasileiro, por hábito, não pesquisa as fontes da informação, costume herdado, creio eu, por sessões de vômitos diários de televisão. Sem questionar nada, acaba aceitando como verdade o que os apresentadores de vozes bonitas têm a dizer.

Por isso e aquilo, camaradas, tomem muito cuidado! Pois segundo consta, mentira tem a perna curta, mas por conta da internet ela corre mais que o Usain Bolt!

Nenhum comentário:

Postar um comentário