Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Tennessee Williams na Faculdade Aberta FIMI



FIMI: espetáculo teatral propõe nova reflexão sobre o preconceito
Inspirada na obra “Zoológico de Vidro”, de Tennessee Williams, peça “Caleidoscópio” é um dos destaques da Faculdade Aberta FIMI.

O dramaturgo Tennessee Williams. (Foto: divulgação)
Mogi Guaçu, SP – Uma reflexão sobre o preconceito. Esta é a proposta do espetáculo teatral “Caleidoscópio”, que será apresentado pelos alunos do curso de Letras das FIMI (Faculdades Integradas Maria Imaculada), campus Mogi Guaçu, durante a quarta edição da Faculdade Aberta, prevista para os dias 23, 24 e 25 deste mês. A peça é uma adaptação do original de Tennessee Williams “Zoológico de Vidro” (The Glass Menagerie, 1945), que narra a tragicômica vida da família Wingfield em toda sua sofisticada complexidade, retratando em traços fortes aquilo que a torna cruel e poética, entremeando-a pela busca angustiada dos seus personagens.

A montagem é dirigida pelo professor teatral Jair Dias, com a coordenação de Rossana Sartori e supervisão da Professora Drª Maria Suzett Biembengut Santade.

Mais do que uma mera adaptação, o espetáculo visa a incitar o público a um repensar sobre todas as formas de discriminação existentes, sobretudo, as diferenças estéticas e sociais, motes extremamente pontuais representados na sociedade na forma de bullying, preconceito racial e econômico, entre outros, conforme explica Sartori. “A readequação do texto deve-se à necessidade de diminuir a intensidade da dramatização de Tennessee ao lidar com as diferenças e o preconceito. Dessa forma, decidimos eufemizar estas passagens com inserções de trechos do musical ‘The Cats’, da Broadway. O mais importante para nós, entretanto, é que a mensagem exposta durante a encenação promova na plateia uma nova reflexão sobre o preconceito e a diversidade”, argumenta a coordenadora, que também integra o corpo docente das Faculdades Maria Imaculada.
Outro aspecto decisivo para a escolha da obra é o fato de boa parte da produção de Tennessee Williams, vencedor do Pulitzer de 48 e 1955, estar inserida na grade curricular da faculdade, somando à escolha o caráter de homenagem ao dramaturgo norteamericano. “Além dele [Tennessee] ser estudado no curso de Letras da FIMI, houve várias outras produções de sua obra no Brasil. Já fizemos montagens de autores de língua portuguesa e língua castelhana e, por isso, quisemos homenagear um escritor de língua inglesa, muito por conta da FIMI oferecer licenciatura nestas duas frentes, ou seja, português e inglês”, complementa Sortori.
Durante o evento haverá duas sessões por noite. A primeira, às 20h, e a segunda, às 21h15, ambas na sala 13 da Faculdade Maria Imaculada. O espetáculo tem duração aproximada de uma hora e a entrada é gratuita. A FIMI fica à Rua Paula Bueno, 240, Centro, Mogi Guaçu. Mais informações através do telefone (19) 3861-4066.

Faculdade Aberta FIMI

A Faculdade Aberta FIMI é um evento realizado anualmente pelas FIMI (Faculdades Integradas Maria Imaculada) que reúne atividades práticas, culturais, experimentais, jogos infantis e, neste ano, a 1° Feira do Livro, além de ótimas atrações de diversão e entretenimento oferecidas gratuitamente ao público, como exposições, oficinas, workshops, apresentações de música e teatro. As atrações são desenvolvidas pelos próprios alunos da entidade e têm como objetivos principais integrar a população ao ambiente acadêmico e reforçar aos estudantes da rede pública e particular a importância do estudo na vida de cada indivíduo.

Findados os trabalhos da 4° Faculdade Aberta FIMI, dá-se início à Semana Científica, prevista para o dia 26 de outubro. Neste dia, haverá apresentação de palestras e minicursos que pretendem ampliar e fortalecer os conhecimentos dos estudantes presentes, oferecendo substratos à produção científica acadêmica. As atividades da Semana Científica são voltadas apenas a alunos do nível superior e profissionais da educação.

As programações da 4ª edição da Faculdade Aberta FIMI e da Semana Científica serão divulgadas nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário