Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Não é palhaçada, é Palhaçaria Tal

Ex-aluno do Instituto Avalon percorre o país com projeto cultural
Rodrigo Bergantin Lopes arranca sorrisos e aplausos com os esquetes de “As Viagens de uns palhaços”, do grupo Palhaçaria Tal.

Palhaçaria Tal: levando alegria para quem já não tem
mais motivos para sorrir.
Rir e fazer sorrir. Este é o objetivo do projeto “As viagens de uns palhaços”, do grupo Palhaçaria Tal, que conta com a atuação e supervisão do ex-aluno do Instituto Avalon, Rodrigo Bergantin Lopes. Ao lado do irmão, Felipe Bergantin Lopes, a dupla personifica os palhaços Kaskata e Pipo, e atravessam o país levando graça e alegria a diversos lugares e comunidades.

Através do esquete, número de atores de teatro rápido que interpretam uma personagem ou uma cena com base em um texto humorístico e satírico, os irmãos Lopes produzem pequenas peças com temas específicos de acordo com o público ao qual se pretende atingir, sem nunca, entretanto, abandonar características essenciais do esquete, tais como, a rima, o ritmo e o ludismo.


Surgido há onze anos, na capital paulista, o Palhaçaria Tal promove intervenções culturais em eventos, praças, empresas, escolas, entidades assistências, entre outros. Na última semana, no retorno à cidade após curta temporada na região nordeste, os artistas percorreram os corredores do Lar de Velhinhos de Campinas/LVC (veja as fotos), envolvendo a todos em um ambiente amistoso e saudável. “Os voluntários que passam por aqui trazem descontração e novidades ao Lar e, para eles [idosos], é muito mais que uma diversão passageira, é a fuga do cotidiano”, avaliou Ricardo Guimarães, educador físico da entidade.

Formado no curso de Elétrica do Instituto Avalon, por meio do projeto Construindo Novas Vidas, do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, Rodrigo Lopes explica que através de esquetes tematizadas o Palhaçaria Tal busca fazer com que as pessoas reflitam sobre assuntos envoltos à realidade brasileira e, sobretudo, encontrem motivos para serem felizes e bem-humoradas. “Nosso propósito é levar um pouco de alegria a pessoas que já não têm tantos motivos para sorrir, porque quando elas sorriem, nosso objetivo é alcançado”, garante ele.

Mais informações sobre o projeto “As viagens de uns palhaços” e o Palhaçaria Tal estão disponíveis no facebook ou pelo telefone (19) 9356-8951.

Não é palhaçada, é Palhaçaria
Kaskata e Pipo no Lar dos Velhinhos de Campinas.

O Palhaçaria Tal (Teatro Alternativo) surgiu em 2001, como um movimento estudantil pacífico e alegre, porém, ligeiramente anarquista, usando a figura do Palhaço para protestar e reivindicar direitos. Após várias conquistas dentro do âmbito universitário, o grupo decidiu ganhar as ruas levando alegria e poesia ao público.

Em onze anos de existência, o Palhaçaria Tal se apresentou em 13 capitais brasileiras, além de incontáveis cidades interioranas. O grupo conta também com apresentações em empresas como, Coca-Cola, Medley, Eurofarma, Revista Força, entre outras de menor porte. Atualmente, a trupe é formada pelos irmãos Rodrigo e Felipe Bergantin Lopes que dão vida e forma ao projeto “As viagens de uns palhaços”, com o objetivo primordial de fazer sorrir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário