Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

terça-feira, 24 de abril de 2012

Sempre dispostos a ajudar


O voluntariado no Brasil
"O povo brasileiro entende seu papel na sociedade e não espera que o governo consiga resolver sozinho todas as mazelas do país". 

Sempre dispostos a ajudar.
O Programa Voluntário do Conselho da Comunidade Solidária, instituído em 1997, definiu como voluntário todo cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário. Nesta premissa, o Brasil se destaca entre os países mais solidários do mundo e registra um crescimento vertiginoso do voluntariado em todo o território nacional.

Para se ter uma ideia, desde a criação do Ano Internacional do Voluntário pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2001, com adesão de 132 países, o número de voluntários no Brasil quase dobrou, subindo de 22 para 42 milhões, cerca de 20% da população. Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Datafolha, 83% dos brasileiros acham que o trabalho voluntário é muito importante para o país, comprovando que, além de um salto qualitativo em suas concepções sobre o coletivo, o brasileiro observa no trabalho voluntário uma ferramenta imprescindível para a formação da cidadania e da inclusão social.

Estes números mostram muito mais do que apenas disposição e boa vontade dos nossos. Revelam que o povo brasileiro entende seu papel na sociedade e não espera que o governo consiga resolver sozinho todas as mazelas que se apresentam nos âmbitos social, educacional, cultural e de saúde, entre outros.

Junto ao voluntariado, milhares de empresas – cerca de 462 mil (59% das empresas brasileiras), segundo o IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), assumiram sua responsabilidade social perante as comunidades nas quais atuam e realizam ou já realizaram alguma atividade comunitária. Ademais, Centros de Voluntariado continuam a aflorar pelos quatro quantos do país e o número de pessoas dispostas a fazer algo mais pela sociedade só tem a crescer.

Em um movimento sem precedentes, o país respondeu com entusiasmo à mensagem de que a doação de tempo e talento a favor das camadas menos favorecidas pode promover uma verdadeira transformação da nossa realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário