Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Circuito SESC de Artes chega a Mogi Guaçu


Música, dança, circo, literatura, teatro e artemídia: é o Circuito SESC de Artes
Evento reúne mais de 200 artistas que percorrem 88 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo.

Intervenção cultural ocorre entre os
dias 17 de abril e 6 de maio.
Pela terceira vez, Mogi Guaçu foi inserida no roteiro do Circuito SESC de Artes. As atividades acontecem no dia 04 de maio, na Praça Rui Barbosa (Recanto), região central, e também no Teatro Tupec do Centro Cultural. Com aproximadamente 50 atividades gratuitas em 18 unidades do SESC em São Paulo, o projeto percorre 88 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, no período de 17 de abril a 6 de maio, reunindo mais de 200 artistas brasileiros e estrangeiros.
  
A programação é composta por atividades de artemídia, artes visuais, circo, dança, literatura, música, teatro e vídeo, oferecendo ao público um amplo leque de atividades culturais. São seis roteiros diferentes e Mogi Guaçu está inserida no de número sete. Nos destaques deste ano estão Tatiana Devos Gentile e Laura Tamiana, com “Retrato: Substantivo Feminino”, “Marcelino em Pente Fino”, com Marcelo Luján, “Sapatos Brancos”, apresentado pelo Núcleo Artístico Luis Ferron, espetáculo “Histórias ao Pé do Ouvido - A Fabulosa Companhia”, com o Teatro de Histórias, “Seja Noite ou Seja Dia Viva o Palhaço Alegria”, com o grupo Carroça de Mamulengos, além do cantor Marcelo Jenici.

O projeto é uma realização do SESC e conta com o apoio dos Sindicatos do Comércio e Prefeitura Municipal. A programação completa do Circuito SESC de Artes está disponível no sescsp.org.br/circuito. 

Roteiro 7

Praça do Recanto
11h00 | Literatura
Histórias ao Pé do Ouvido - A Fabulosa Companhia | Teatro de Histórias (SP)
As narradoras andarilhas percorrem os parques, as praças e as ruas das cidades, contando histórias variadas ao pé do ouvido, mesclando poesias, músicas e narração. Simone Grande, uma das fundadoras do grupo “As Meninas do Conto”, vem trabalhando com a literatura oral de todo o mundo. Em “A Fabulosa Companhia”, sua nova empreitada, vem somar às suas experiências observando a importância da narração de histórias para o fortalecimento do interesse pela leitura. Direção: Simone Grande
Elenco: Simone Grande, Fernanda Raquel, Débora Carolyne e Andréa Martins.

11h00 | Circo
Marcelino em Pente Fino - Marcelo Luján (Argentina)
Marcelino é um personagem sonhador, capaz de fazer o público sonhar o mesmo que ele. Por meio de uma linguagem universal, as pessoas podem embarcar nesta viagem e passar bons momentos abstraídos do tempo real, passeando pelo mundo da música e do humor de uma forma particular. O repertório do espetáculo tem como diferencial a possibilidade de adaptação para cada ocasião, com números de manipulação, música e movimento, equilíbrio em cabo tenso e clown.
Direção: Carla Candioto
Texto e elenco: Marcelo Luján

12h00 | Artes Visuais
Retrato: Substantivo Feminino - Tatiana Devos Gentile e Laura Tamiana (PE / RJ)
Exposição/intervenção composta de retratos em vídeo e em foto, vídeocorrespondências, intervenção sonora e um dispositivo chamado de Trocam-se retratos, no qual os visitantes também podem se retratar. O ponto de partida do trabalho é o encontro de olhares, de histórias, de percepções, de tempos. A atividade é resultado do projeto realizado pelas artistas com 25 mulheres de comunidades ligadas às tradições culturais do Cavalo Marinho (PE), Reinado/Congado (MG) e Batuque de Umbigada (SP), que propôs um diálogo constante entre o pessoal e o coletivo, o grande e o pequeno, o íntimo e o revelado.
Equipe: Tatiana Devos Gentile, Laura Tamiana, Dinarê Cristina Tobias da Silva, Ivanice Maria do Carmo Silva, Odete Martins Teixeira, Juliana Carla de Moraes Mello e Marta Joana da Silva.

13h00 | Teatro
Seja Noite ou Seja Dia Viva o Palhaço Alegria - Carroça de Mamulengos (CE)
O palhaço Alegria nasceu em São Luiz do Maranhão, no ano de 1982. É um boneco que tem 3 metros de altura e entra em cena todo desmontado, dentro de uma caixa, sendo montado na frente do público, de uma forma lúdica. No peito do palhaço, abrindo o seu paletó, surge um palco onde são apresentadas cenas de teatro de mamulengo. O palhaço Alegria é um marco na história da companhia, pois foi o primeiro boneco gigante criado por Carlos Gomide. Usando elementos naturais como cabaça, corda e cordões, a estrutura possibilita ao brincante a liberdade das mãos, dos pés e da voz para dar vida ao boneco. Essa criação inicial originou diversos personagens que hoje caracterizam a linguagem estética do grupo.
Concepção, direção e brincante: Carlos Gomide
Músico e brincante: Antônio Gomide
Sanfona: Pedro Araújo
Contrarregra: John Lenon

14h00 | Dança
Sapatos Brancos - Núcleo Artístico Luis Ferron (SP)
O espetáculo é derivado de uma pesquisa cênicacoreográfica que investiga as tradições do carnaval paulistano, as suas escolas de samba e, especialmente, o ritual presente na dança do Mestre Sala e Porta Bandeira. Ao desvendar os significados desse ritual, passeia por onde todas as culturas, gerações, crenças e etnias se misturam, na diversidade cultural de uma das maiores festas populares: o carnaval.
Direção e concepção: Luis Ferron
Criadores Intérpretes: Luis Ferron, Tony Siqueira, Zélia de Oliveira, Mestre Ednei Mariano, Mestre André, Maurici Brasil e Jorge Luis Nascimento.

Centro Cultural
19h30 | Curtas de Animação
20h00 Música
Marcelo Jeneci (SP)
Após anos como músico acompanhante de artistas consagrados como Arnaldo Antunes, Chico César e Zé Miguel Wisnik, o pianista, acordeonista, cantor e compositor paulista Marcelo Jeneci lançou em 2010 o seu primeiro trabalho autoral, intitulado “Feito pra acabar”, base do repertório destas apresentações. Com produção de Kassin e arranjos de orquestra de Arthur Verocai, o álbum tem treze faixas autorais, a maioria em parceria com nomes já conhecidos do público, que marcam a primeira safra de composições do paulistano.
Marcelo Jeneci: wurlitzer e teclado juno, sanfona, guitarra e voz
Laura Lavieri: voz
Regis Damasceno: violão e baixo
Estevan Sinkovitz: bandolim, violão, guitarra e vocal
Richard Ribeiro: bateria e vocal
Joao Erbetta: violão, guitarra e vocal

Nenhum comentário:

Postar um comentário