Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Eventos culturais com incentivo fiscal


Menos gastos e mais cultura
Faboci inicia negociações com Instituto Avalon; Objetivo é custear eventos culturais através de incentivo fiscal.

Governo Federal oferece fomento à cultura
através de programas como o Proac
e a Lei Rouanet.
Foi realizada na tarde da última sexta-feira (22), no Centro Cultural Tupec, reunião entre o secretário de Cultura Edenilson José Faboci e o gestor sociocultural do Instituto Avalon Christiano Nogueira. O encontro serviu para discutir a parceria entre a prefeitura e o instituto guaçuano na promoção dos principais eventos culturais de Mogi Guaçu com verbas obtidas através de incentivo fiscal, conforme contemplam a Lei Rouanet e o Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac).

De acordo com Nogueira, a iniciativa pretende melhorar ainda mais o nível das atrações artísticas e culturais na cidade, diminuindo drasticamente os valores – cerca de R$ 3 milhões – repassados à Cultura anualmente. “Queremos colocar a experiência do Instituto à disposição da prefeitura e da população. No setor cultural, muito pode ser feito pela cidade sem que haja uma oneração pesada aos cofres públicos”, afirmou o gestor.

Fundado no início de 2009, o Instituto Avalon já promoveu eventos de grande repercussão regional, com destaque para o projeto musical “100 anos de vida e música de Adoniram Barbosa”, realizado entre maio e agosto de 2010. Atualmente, a ONG desenvolve projeto de inclusão social e capacitação profissional em Campinas (SP), patrocinado pelo programa “Desenvolvimento & Cidadania” da Petrobras.

Durante a reunião, Faboci admitiu que o setor cultural necessita de assessoria adequada para se integrar aos programas de incentivo oferecidos pelo Governo Federal e também enfatizou a importância da concretização da parceria para o município. “Nós estamos sempre abertos para discutir bons projetos que tragam cultura e entretenimento de qualidade à população. Qualquer proposta que consiga este resultado sem acarretar custos exacerbados à prefeitura será analisada”, garantiu.

Nogueira se mostrou satisfeito com o início das conversações e disse estar ansioso para ajudar no desenvolvimento cultural da cidade. “A conversa foi muito produtiva e agora levaremos o assunto pautado à frente. Acredito que a parceria entre o Instituto Avalon e a prefeitura trará uma grande evolução cultural a Mogi Guaçu”, prospectou.

Mesmo antes de terminar o encontro, o secretário solicitou, em caráter urgente, uma reunião com o prefeito Paulo Eduardo de Barros para apresentar as propostas pautadas pelo Instituto Avalon. A nova reunião deve acontecer nos próximos dias assim que o secretário retornar das férias dele.

Um comentário: