Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Enciclopédia do Rock – Não morra antes de ouvir!

O fantástico Cream
Jack Bruce, Ginger Baker e Eric Clapton: quando deuses se reúnem o
resultado é celestial (Reprodução) 
O grupo inglês “Cream” é obra de um daqueles raros momentos em que pessoas geniais se encontram e, juntas, fazem algo realmente excepcional. Surgida nos anos 60, época em que lendas do rock nasciam hiperbolicamente e se aglomeravam no Olimpo da música, a icônica banda se distinguia por produzir um som híbrido e lisérgico, resultado da miscigenação do blues, hard rock e psicodelismo. 

O primeiro supergrupo da história era formado pelo baixista Jack Bruce, o lendário Ginger Baker nas baquetas e um certo Eric Clapton nas guitarras, que ultrapassou décadas desafiando os limites da criatividade musical e, ainda hoje, produz riffs que flertam com a perfeição. Assim se fez o Cream, de genialidade e profusa vivacidade. 

Cream na década de 60
(Reprodução)
Seu primeiro álbum, “Fresh Cream”, lançado em dezembro de 1966, trouxe na primeira faixa a arrebatadora “I Feel Free”, um dos clássicos do rock psicodélico. O álbum de estreia ainda reservou espaço para as singulares “Dreaming”, “I´m So Glad” e “The Coffee Song”, entre outras.

Stephen Thomas Erlewine, crítico do Allmusic.com, chegou a considerar o álbum fundamental para o nascimento do Heavy Metal.

A música do Cream inclui canções baseadas em blues tradicionais, como “Crossroads” e “Spoonful”, e blues modernos como “Born Under” a “Bad Sign”, assim como canções mais excêntricas, tais como “Strange Brew”, “Tales of Brave Ulysses” e “Toad”. 

O Cream, juntamente com The Jimi Hendrix Experience, tiveram um impacto significativo na música popular de seu tempo, popularizando o pedal wah-wah. Eles proporcionaram à música um novo padrão técnico e estilístico, o qual influenciou desde bandas emergentes britânicas, como Led Zeppelin, Deep Purple, e The Jeff Beck Group, no final da década de 1960, a bandas de rock progressivo, como o Pink Floyd e Rush, e heavy metal, como o Black Sabbath.

Juntos, lendas do Cream tocam em Londres, em 2005
(Dylan Martinez/Reuters)
Você não pode morrer sem antes ouvir o Cream! Abaixo, os principais álbuns da banda. Ouça em alto e bom som, e boa viagem!!! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário