Governo e sociedade discutem a criação do Sistema Municipal de Cultura
Com início na próxima segunda-feira, reuniões pretendem mobilizar a comunidade para auxiliar no norteamento das ações culturais em Mogi Guaçu.
Governo e sociedade discutem os novos rumos da gestão guaçuana de cultura. |
Faboci explicou que por se tratar de uma ação difícil e complexa, o desenvolvido do projeto requer a elaboração de um diagnóstico cultural da cidade através de discussões sobre o assunto.
“Este é um grande momento para a cidade de Mogi Guaçu, é uma oportunidade única para discutirmos a implantação do Sistema com os mais diversos segmentos da sociedade guaçuana”, pontuou.
“Este é um grande momento para a cidade de Mogi Guaçu, é uma oportunidade única para discutirmos a implantação do Sistema com os mais diversos segmentos da sociedade guaçuana”, pontuou.
O secretário prosseguiu, afirmando que a elaboração do Plano Municipal de Cultura é fundamental para o processo de estruturação do Sistema, uma vez que ele será responsável pela definição de políticas públicas que vão direcionar, orientar e priorizar as ações do Governo. “Por meio desse plano faremos o diagnóstico do município, ou seja, vamos determinar qual segmento cultural que tem mais aceitação da população de Mogi Guaçu. Queremos estabelecer desafios e estratégias para atingirmos os nossos objetivos”, ressaltou.
As reuniões públicas serão pautadas por assuntos envoltos à Cultura como a criação de uma secretaria própria, a ativação do Conselho Municipal, a criação de sistemas setoriais, a realização de Conferências, a elaboração de um Plano e a criação do Fundo Municipal.
Entre os tópicos citados acima destaca-se a criação do Fundo Municipal de Cultura, dado a sua importância como mecanismo para o financiamento e a viabilização de projetos e atividades culturais, podendo este ser constituído por repasse de até 0,5% da receita líquida do município, conforme previsto na Constituição Federal. Ademais, os recursos podem ser repassados pelo Governo Estadual, Federal e pelo setor privado.
As reuniões acontecem até o dia 26 de agosto, sempre às 19h, na Sala de Vídeo Maria Célia Stábile do Centro Cultural.
Confira a programação das reuniões
22/08 – MÚSICA – público alvo: músicos, produtores, estudantes, apreciadores, sociedade civil, etc.
23/08 – ARTES VISUAIS – público alvo: artistas plásticos, desenhistas, caricaturistas, artesãos, escultores, sociedade civil, etc.
24/08 – EXPRESSÃO CORPORAL – público alvo: artistas teatrais, estudantes, dançarinos, sociedade civil, etc.
25/08 – CULTURA POPULAR – público alvo: integrantes de escolas de sambas e blocos carnavalescos, de congadas, de folias de reis, de catiras, sociedade civil, etc.
26/08 – LITERATURA e PATRIMÔNIO HISTÓRICO – público alvo: escritores, poetas, leitores, historiadores e romancistas, arquitetos, sociedade civil, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário