Com público decepcionante, Faboci discute Sistema Municipal de Cultura
Ocorrida na última semana, série de reuniões pautou os novos rumos das questões culturais em Mogi Guaçu.
![]() |
Imagem que reflete com exatidão o gosto do público pela cultura. |
Com o intuito de organizar e fortalecer os órgãos públicos, privados e ademais segmentos culturais em Mogi Guaçu, a Secretaria de Cultura promoveu entre os dias 22 e 26 de agosto, uma série de reuniões públicas para discutir a criação do Sistema Municipal de Cultura. Durante as reuniões foram apresentados os elementos que integrarão o novo instrumento norteador, com ênfase na ativação dos Conselhos Municipais e na criação do Fundo Municipal para financiamento de projetos e atividades culturais.
A semana de discussões não teve a adesão do público como se era esperado. Todas as noites, os encontros realizados na sala de vídeo Maria Célia Stábile, do Centro Cultural Tupec, não ultrapassaram 15 participantes, chegando a ter menos de dez pessoas na reunião sobre Literatura e Patrimônio Histórico que marcou o fim dos trabalhos. Os poucos participantes que compareceram às reuniões pertenciam, em grande parte, a instituições culturais guaçuanas, contudo, verificou-se também a presença de músicos, produtores, museólogos/arqueólogos, estudantes e jornalistas.
Mesmo sem o fomento popular, o secretário da Cultura comentou que as reuniões foram de suma importância, pois revelaram o que a sociedade pensa sobre a cultura na cidade. “As reuniões públicas serviram também para mostrar às pessoas e organizações o que o Poder Público tem feito pela cultura guaçuana, principalmente no que diz respeito à participação da sociedade nas discussões. Mostramos que existe sim, vontade política, mas que a sociedade também precisa fazer a sua parte”, enfatizou.
É importante ressaltar que novas ideias e sugestões podem ser enviadas para a Secretaria de Cultura, pelo e-mail sc-contato@mogiguacu.sp.gov.br, ou pessoalmente na sede da Secretaria, na sala 4, do Centro Cultural, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário