Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Oportunidade: escola guaçuana oferece bolsas de estudo para todos os níveis

Concurso acontece no dia 9 de março. Inscrições abertas.

Estudantes interessados em aprimorar seus conhecimentos já podem se inscrever no Bolsão 2017 da escola Estudo Mais de Mogi Guaçu. O concurso oferece bolsas de até 100% para alunos do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e pré-vestibular. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pelos telefones (19) 3362-4843 e (19) 9 9726-4510 (WhatsApp), ou ainda na secretaria da unidade, que fica na Avenida Padre Jaime, 849, Planalto Verde.

A instituição oferece reforço e aprimoramento nas disciplinas de Português, Matemática, Química, Física e Redação, este último, com ênfase no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A Estudo Mais também promove cursos preparatórios para vestibulares, concursos públicos e demais processos de seleção.

Segundo os organizadores, os testes serão aplicados em três níveis – 1º a 5º anos, 6º a 9º anos e 1º a 3º anos do Ensino Médio. Os estudantes mais bem classificados serão contemplados com bolsas de estudo entre 20 e 100%. O processo é gratuito.

Especializada em reforço e aprimoramento escolar, a Estudo Mais atua em Mogi Guaçu há cinco anos, sendo a principal aliada de escolas públicas e particulares no desenvolvimento de estudantes. Destaca-se, ainda, na aprovação de vestibulandos nos principais vestibulares do país, como Unesp, Unicamp e Unifesp, entre outras.   

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Cada um por si e Deus por todos

Segundo Brentegani, o altruísmo é uma realidade improvável na
sociedade contemporânea.
Ao longo do tempo, foram muitas as manifestações de altruísmo que provocaram intensa mobilização da sociedade e visaram à promoção de benefícios ou à conquista de direitos às gerações futuras. No entanto, devido ao caráter egoísta do homem, predomina na cultura mundial uma inversão de valores, uma vez que as preocupações de um indivíduo para com outro consistem apenas em exceções, quando, de fato, deveriam ser uma regra.

Logo, ao analisar o comportamento humano nas relações sociais do cotidiano, concluiu-se que o homem é essencialmente individualista e ganancioso. Segundo a filosofia empirista defendida pelos ingleses Thomas Hobbes e John Locke, o ser humano é, por natureza, racional, utilitário e voltado,  principalmente, para a satisfação egoísta de seus próprios interesses e, portanto, a abnegação estaria fora de seu alcance.

Inspirado na mesma proposta, o filósofo alemão, Karl Marx, constatou em sua obra “O Capital” que o estabelecimento e o desenvolvimento do sistema capitalista contribuiu para a manutenção e acentuação do egocentrismo, visto que altera a dinâmica social e promove uma forte desigualdade econômica entre as classes, fato que descaracteriza os princípios morais e éticos de um ser abnegado.

O altruísmo e o pensamento a longo prazo, portanto, constituem uma realidade improvável no mundo contemporâneo. Embora ainda existam atitudes filantrópicas que demonstram preocupação com o próximo, elas tornam-se cada vez mais ausentes no dia a dia da sociedade, pois, em decorrência da valorização exacerbada do individualismo e da evolução do capitalismo globalizado, o humanitarismo faz-se um simples detalhe.

Redação produzida por Mateus Brentegani Rodrigues, estudante do segundo ano do Ensino Médio. 
Data: 08 de fevereiro de 2017.



As utopias na era moderna

As utopias são essenciais, mas também podem ser perigosas à sociedade.
Desde os primórdios da existência humana, há desigualdades que promovem ascensão de uns e exclusão de outros. Para fugir da realidade desigual que o cercava, o ser humano imaginava uma nova vida digna. Atualmente, as chamadas utopias continuam presentes na sociedade e possuem prós e contras.

As utopias revelam a capacidade de reflexão de uma pessoa e são essenciais à sociedade. Criando uma realidade alternativa e justa a todos, o homem é capaz de melhorar o lugar em que vive. No entanto, os ideais utópicos se tornam inúteis quando não são propagados, impedindo que outros indivíduos conheçam ideologias com grande poder de transformação.

Ademais, as utopias podem representar um perigo às pessoas, caso os objetivos traçados sejam atingidos por meio do terror. A criação do nazismo é um exemplo de nocividade das utopias. Para os nazistas, a existência de uma raça pura (ideia utópica) deveria ser alcançada a qualquer custo, até mesmo pela violência.

Portanto, não é possível definir as utopias com uma única característica, uma vez que apresentam inúmeras faces e aspectos positivos e negativos. 

Redação produzida por Clara Brentegani Rodrigues, estudante do segundo ano do Ensino Médio. 
Data: 08 de fevereiro de 2017.