Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Homem-Formiga: mais uma “pequena grande” peça do Universo Cinematográfico Marvel


Em cartaz neste mês, herói chega para integrar a elogiada e rentável lista de adaptações de quadrinhos para os cinemas.

Quem poderia imaginar que com o lançamento do primeiro filme do Homem de Ferro, em 2008, a Marvel Studios se tornaria peça fundamental na cultura pop? Talvez nem mesmo seus executivos ansiassem ser agraciados com a resposta tão positiva do público e, consequentemente, lucrativa. Fato é que a até então produtora de quadrinhos – que quase decretou falência nos anos 90 –, agora se solidifica como um importante estúdio cinematográfico.

Passados apenas sete anos desde sua estreia e 11 filmes lançados, a Casa das Ideias ou House of Ideas – apelido dado à Marvel nos Estados Unidos – encerra mais um período de sua história: a fase três. Nesta, Homem-Formiga (Ant-Man) é a cereja do bolo em um ano que nos apresentou Vingadores: Era de Ultron. O longa-metragem narra a história do ladrão Scott Lang que, tentando se redimir de suas antigas ações, aceita a proposta do cientista Hank Pym (Michael Douglas), o Homem-Formiga original, de vestir um traje que o possibilita diminuir drasticamente de tamanho, comunicar-se com insetos e, ainda, ser dono de uma força física descomunal.

A sinopse oficial pouco revela sobre o roteiro, entretanto, sabemos que o vilão será Darren Cross (Corey Stoll), presidente das Empresas Cross. O personagem é inimigo clássico no arco histórico de Scott Lang (Paul Rudd), contudo, na versão cinematográfica, ele será o “Jaqueta Amarela”, uma das muitas versões de Hank Pym nos quadrinhos. Conceito novo e que só poderá ser visto no dia 16 de julho, quando o filme estreia nos cinemas nacionais.

Humor na essência

Em um papel totalmente diferente de todos que já protagonizou
em sua carreira, o comediante Paul Rudd encarna Scott Lang,
o Homem-Formiga (Divulgação)
O início da produção para as telonas de Homem-Formiga é antiga, data de 2006, antes mesmo do conceito Universo Cinematográfico Marvel ser realidade. O cineasta Edgard Wright (do ótimo Scott Pilgrim contra o Mundo) assumiu a elaboração do roteiro e desenvolveu o filme até pouco tempo antes do início das gravações. Entretanto, decidiu deixar o projeto. O motivo? Diferenças criativas. Ao menos foi a desculpa que os produtores divulgaram na época.

Após a saída de Wright, Peyton Reed assumiu a direção do longa-metragem, porém, o antigo diretor têm o nome citado nos anúncios oficiais como corroteirista, deixando claro que suas ideias não foram totalmente abandonadas pela Marvel Studios. Wright, como escritor, possui uma veia extremamente voltada à comédia, o que sugere que o filme também seja, de fato, cômico. O que sustenta esse caminho é o ator escolhido como protagonista: Paul Rudd, conhecido por participar de comédias românticas e integrar o novo esquadrão de comediantes hollywoodianos liderados pelo ator e produtor canadense Seth Rogen e o diretor e roteirista norte-americano Judd Apatow.

Montando o quebra-cabeça

Em cena, Paul Rudd e Michael Douglas: o novo e o velho
Homem-Formiga (Divulgação) 
No geral, Homem-Formiga é apenas uma peça do quebra-cabeça que se monta para o aguardado final de uma era gloriosa para os fãs de quadrinhos e de cultura pop, quando o minúsculo, porém poderoso herói, se juntará aos Vingadores – nos quadrinhos, o personagem é um dos fundadores da equipe.

Com estreias previstas para maio de 2018 e maio de 2019, respectivamente, Vingadores: Guerra Infinita – Partes I e II unirão todos os heróis que foram adaptados ao cinema pela Marvel, com adição do Homem-Aranha, graças à inédita parceria entre a Sony Pictures, detentora dos direitos cinematográficos do aracnídeo, com a Casa das Ideias. Antes, porém, o estúdio possui vários filmes agendados até 2019: Capitão América: Guerra Civil, Doutor Estranho, Thor 3: Ragnarok, Guardiões da Galáxia 2, Homem-Aranha, Pantera Negra, Capitã Marvel e, finalizando, Inumanos. É aguardar para ver.

Saiba mais

  • O Homem-Formiga foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, em 1962. Nos quadrinhos, o herói é membro fundador dos Vingadores;
  • Ao lado de sua namorada Janet Van Dyne, a Vespa, o Homem-Formiga original formava o grupo de vingadores com os mundialmente famosos Thor, Hulk e Homem de Ferro;
  • Ainda no universo HQ, Henry Hank Pym é o criador do robô Ultron, um supervilão que protagonizou o segundo filme da franquia Vingadores, lançado em abril deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário