Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Crítica: A Vida Secreta de Walter Mitty

Stiller se reinventa e surpreende com ‘A Vida Secreta de Walter Mitty’
   Longa redefine o herói do cotidiano e incita à busca por um sentido na vida.    
Ben Stiller é Walter Mitty: a busca do autoconhecimento pelo
herói do cotidiano. 
Imagine-se saindo do cinema após quase duas horas de filme que mais pareceu ter durado um breve instante. A cada degrau que conduz à saída uma miscelânea de reflexões e inflexões sobre uma sensação nunca sentida antes toma conta de sua cabeça. Ora sugestiona-se o choro, ora sorri sem parar. E se pega pensando no que acabou de ver e chega à conclusão de que tudo aquilo é grandioso demais. Deita, mas não dorme. E pensa, pensa, pensa sem parar. Este é o efeito que o longa “A Vida Secreta Walter Mitty” causa em seus espectadores.

Dirigido e protagonizado pelo genial Ben Stiller, o despretensioso filme engana aqueles que acreditam estarem diante de mais uma impagável comédia deste nova-iorquino de 48 anos. As situações cômicas e inusitadas, próprias dos filmes de Stiller, continuam lá, mas em tons e cores muito menos marcantes do que o habitual.

Influenciado diretamente por ‘Chance de Muito Além do Jardim’, conforme já confessado por Stiller, ‘A Vida Secreta de Walter Mitty’ segue em ritmo intimista, de constante introspecção, que flutua entre o real e o imaginário, destacando a humanidade e a essência do homem comum.

O filme conta a história de Walter Mitty, um funcionário da revista Life encarregado de revelar negativos. Por anos, Walter recebe e trata os rolos do fotógrafo Sean O'Connell, vivenciado por Sean Penn, que viaja o mundo atrás de maravilhas, as quais, talvez, façam o protagonista sonhar acordado com grandes aventuras, mesmo sendo incapaz de sair do lugar e vivenciá-las. Certo dia, todos recebem a notícia de que a Life será substituída por uma versão digital, tão comumente nos dias de hoje, e Walter perde o negativo da fotografia de O'Connell que seria a capa da derradeira edição. Mas tudo isso é apenas pano de fundo para algo maior.

Excetuando-se deslizes nas composições de paisagens notadamente photoshopadas e inserções demasiadas de merchandising, ‘A Vida Secreta de Walter Mitty’ nos dá a noção de que cada ação ou ocupação vale bem mais do que aparenta valer e redimensiona o herói anônimo, um recorte fiel de nós mesmos.  
Ao abandonar sua inércia e largar seu subemprego para desvendar o mundo, Walter Mitty nos incita a ousar mais, a arriscar mais, a sonhar mais, a viver mais, redescobrindo-se a cada minuto e buscando significar nossa própria existência.

Atuações cirúrgicas e minimalistas de lendas como Shirley MacLaine e Sean Penn, somadas a uma trilha sonora extasiante, com especial destaque para ‘Space Oddity’, de David Bowie, que confere a esfera perfeita a uma das melhores cenas do longa, fazem de ‘A Vida Secreta de Walter Mitty’ um dos melhores filmes do ano e, com certeza, o melhor da carreira de Stiller.

‘A Vida Secreta de Walter Mitty’              
Estreia: 20/12/2013
Gênero: Aventura/Comédia
Direção: Ben Stiller
Roteiro: Steve Conrad
Elenco: Ben Stiller, Kristen Wiig, Sean Penn, Adam Scott, Shirley MacLaine, Patton Oswalt.    
Duração: 114 minutos           
Classificação: 10 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário