Escolha um idioma para ler este blog | Choose a language to read this blog

terça-feira, 31 de julho de 2012

Prova de bolsas ao Pré-Enem do Colégio Anglo


Inscrições à prova de bolsas ao Pré-Enem terminam nesta sexta
Curso preparatório promovido pelo Colégio Anglo realiza teste qualificatório neste sábado.

Pré-Enem: ainda há tempo para se inscrever.

Os estudantes que aspiram ingressar em uma universidade no próximo ano ainda podem se inscrever à prova de bolsas do curso preparatório Pré-Enem, do colégio Anglo. Abertas no último dia 16, as inscrições se encerram nesta sexta-feira, véspera do teste qualificatório.

Esta é uma chance imperdível aos alunos da região que projetam chegar ao ensino superior por meio do Enem, atesta a coordenadora do concurso, Mariana Peres. “Uma boa nota no Enem possibilita aos estudantes o acesso às melhores universidades do país, sobretudo, às Federais. O Pré-Enem do Anglo é voltado para quem realmente deseja fazer a diferença no vestibular”, ressalta ela.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Literatura: José Saramago

A vida e obra de José Saramago
"Estamos afundados na merda do mundo e não se pode ser otimista. O otimista, ou é estúpido, ou insensível ou milionário".

O mestre português José Saramago.
José de Sousa Saramago nasceu em 1922, na cidade de Azinhaga, em Portugal, numa família de camponeses. Autodidata, dedicou-se aos ofícios de serralheiro, mecânico, desenhista industrial e gerente de produção, antes de iniciar sua carreira literária aos 25 anos. Sua primeira obra, o romance Terra do Pecado, data de 1947 e jamais foi reconhecido pelo autor como parte integral de sua bibliografia, conforme afirmou ao jornal “O Independente”, de Lisboa, em entrevista cedida no ano de 1991. “Não o incluo na minha bibliografia, apesar de os meus amigos insistirem que não é tão mau como eu teimo em dizer. Mas como o título não foi meu e detesto aquele título. [...] Acho que é por isso que resisto a aceitá-lo”. 

Tardou quase duas décadas após o lançamento de seu primeiro livro para voltar a publicar uma nova obra, a qual intitulou “Os Poemas Possíveis”, de 1966. Foi crítico literário em revistas e trabalhou no Diário de Lisboa. Em 1976, oprimido pela ditadura de Salazar, abandonou seu trabalho no jornal lusitano e passou a viver de seus escritos, inicialmente como tradutor, depois como autor. Em 1980, alcança notoriedade com o livro “Levantado do Chão”, considerado seu primeiro grande romance. Dois anos depois, com a publicação do livro “Memorial do Convento”, confirmou seu sucesso no mundo literário. Em 1991, publica O Evangelho Segundo Jesus Cristo, livro que põe em dúvida não só a sacralização da história bíblica, mas também a sacralização científica, enredando ainda a humanização de Jesus e a inexistência de sua divindade. Esta obra é censurada pelo governo português e obriga Saramago a exilar-se em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, Espanha. Através deste mote, Saramago revolucionou com suas temáticas religiosas polêmicas, principalmente em um país com a tradição religiosa tão forte como Portugal. Durante sua carreira também escreveu obras em poesias, crônicas, diários de viagens, peças para teatro, contos e romances que se encontram publicados em mais de 30 línguas, nos quatro cantos do mundo. 

sábado, 28 de julho de 2012

Museu Municipal Hermínio Bueno é transferido ao Tupec


Em novo endereço
De mudança para o Centro Cultural Tupec, Museu Municipal Hermínio Bueno cede espaço à Secretaria de Cultura. 

Secretaria de Cultura agora em novo espaço.

A partir da segunda semana de agosto, a Secretaria de Cultura funcionará no prédio da Estação Cultura, situada na Praça Duque de Caxias, 40, no central. Dessa forma, o Museu Municipal Hermínio Bueno, que atualmente funciona neste prédio, será transferido para a sala multiuso, no 2º piso do Centro Cultural Tupec. A mudança foi anunciada pelo secretário da pasta, Edenílson José Faboci, durante coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (25).

De acordo com o secretário, o objetivo é centralizar todos os equipamentos culturais no prédio do Centro Cultural. “Acredito que com a transferência do Museu Municipal aumentará o número de visitas porque temos muitas pessoas circulando no local. em um mesmo local, o público terá a oportunidade de visitar os demais equipamentos culturais. Além disso, com a mudança da Secretaria para a Estação Cultura, o espaço da EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) será ampliado, aumentando, portanto, a demanda da escola municipal”, observou.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Inscreva-se para o XIV Salão de Artes de Mogi Guaçu


Estão abertas as inscrições para o XIV Salão de Artes
Peças podem ser entregues na Secretaria de Cultura de 1º de agosto a 06 de setembro.

Trabalhos do Salão de Artes de 2011.

No período de 1º de agosto a 06 de setembro, a Secretaria de Cultura abrirá inscrições para os interessados em participar do XIV Salão de Artes de Mogi Guaçu. As inscrições e a entrega das obras serão feitas na Secretaria de Cultura, situada na Praça Duque de Caxias, 40, Centro, no horário das 09h00 às 16h00.

De acordo com o secretário de Cultura, Edenílson José Faboci, o objetivo do Salão de Artes é estimular o desenvolvimento das artes visuais em Mogi Guaçu por meio de manifestações de pintura, nos estilos acadêmicos, contemporâneos e de desenho. “Espero uma participação maciça da população, haja vista que nas edições anteriores recebemos um grande número de participantes”, observou.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

17° dia do Mês Poético Letra e Cultura: "Primeiro erro"


Primeiro erro
Erros que fazem crescer.
 
Eu errei sim,
Não sou perfeita, nunca fui
Não via saída para tal situação
Me sentia pequena e inútil
E você, sabe como é isso?
Errei porque todo dia
Me olhava no espelho
E perguntava:
Por que não eu?
E esse foi o meu primeiro erro.
Errei porque achei que eu era uma mentira
E tive que errar muito mais,
Para construir outras mentiras
Que parecessem verdade

Para quem quiser ver!


Espetáculo A Mandrágora abre o III Festival de Teatro de Mogi Guaçu
Peça será apresentada no Teatro Tupec, no próximo sábado (28), às 20h.

Dando início ao III Festival de Teatro guaçuano, no próximo sábado (28), às 20h, a Cia Theatron do Conservatório Carlos Gomes de Campinas (SP), faz apresentação única do espetáculo “A Mandrágora”, no Tupec.

Com entrada gratuita, a comédia é adaptada e dirigida por João André Garboggini e tem direção de Nicolau Maquiavel. Os ingressos podem ser retirados no Centro Cultural ou na secretaria de Cultura.

Também no dia 28, além da apresentação do espetáculo, a Companhia oferecerá oficina de teatro. São apenas 30 vagas disponíveis destinadas somente a maiores de 12 anos. Mais informações pelo telefone (19) 3831 1844.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

III FIMMING chega ao fim


Encontro de Bandas marca encerramento do 3° FIMMING
Evento aconteceu no Teatro Tupec do Centro Cultural, entre os dias 10 e 15 de julho.

III FIMMING é encerrada com encontro de bandas.
O “III Festival de Inverno de Música Instrumental” de Mogi Guaçu aconteceu no Teatro Tupec do Centro Cultural, no período de 10 a 15 de julho. Concertos musicais, encontro de bandas, mostras, recitais e shows musicais em homenagem à música instrumental, que incluíram diversos ritmos como jazz, bossa nova, big bands, samba e MPB, fizeram parte da programação cultural.

O evento contou com a participação do Quarteto Tibones Bell´s Brazil (músicos da Osesp), Grupo Durum Percursão Brasil, Banda Urbana, além do Duo de violão e piano com Leo Ferrarini e João Paulo, e mostra ritualística AUM.

Visite "Fotografia de Palco" no Espaço EMIA


Fotografia de Palco é destaque no Espaço EMIA
Exposição reúne 50 imagens de eventos culturais que aconteceram em Mogi Guaçu.

Fotografia de Palco é destaque no EMIA.

O Espaço EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) do Centro Cultural recebe a Exposição “Fotografia de Palco”. A mostra é resultado do trabalho desenvolvido durante a oficina ministrada pela fotógrafa Juliana Hilal, nos meses de maio e junho, no Centro Cultural.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Curso de teatro com a Cia Parafernália


Cia de Teatro Parafernália abre inscrições para curso e Workshop
Inscrições podem ser feitas até 08 e 03 de agosto, respectivamente.

Curso de teatro com a Cia Parafernália.

Mogi Guaçu, SP - A Cia de Teatro Parafernália abre inscrições  para o curso de iniciação ao teatro do segundo semestre. São 30 vagas para pessoas a partir de 13 anos de idade.

O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas até 08 de agosto. As aulas têm início no dia 09, e acontecem todas as terças e quintas-feiras, das 14h30 às 16h30.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Bolsas de estudo ao Pré-Enem do Anglo


Colégio Anglo promove concurso de bolsas a curso pré-Enem
Inscrições estão abertas desde a manhã de hoje e seguem até o próximo dia 03.

Curso Pré-Enem do Anglo.
Mogi Guaçu, SP – Os estudantes que aspiram ingressar em uma universidade no próximo ano já podem se inscrever à prova de bolsas do curso preparatório Pré-Enem do colégio Anglo. Abertas na manhã de ontem (16), as inscrições seguem até o dia 03 de agosto, véspera do teste qualificatório.

Esta é uma chance imperdível aos alunos da região que projetam chegar ao ensino superior por meio do Enem, atesta a coordenadora do concurso, Mariana Peres. “Uma boa nota no Enem possibilita aos estudantes o acesso às melhores universidades do país, sobretudo, às Federais. O Pré-Enem do Anglo é voltado para quem realmente deseja fazer a diferença no vestibular”, ressalta ela.

Ainda de acordo com a coordenadora, o curso preparatório pode complementar e até mesmo substituir os tradicionais processos seletivos, visto que as aulas, embora ministradas via satélite, são intensas e exigem o máximo dos alunos. “O ritmo do Pré-Enem é bem mais puxado que os cursinhos convencionais. Os participantes deste curso terão embasamento teórico suficiente para conseguirem ótimos resultados”, remata Mariana.

O mundo perde mais um herói


Morre Jon Lord, tecladista do Deep Purple, aos 71 anos
Músico sofreu uma embolia pulmonar decorrente de um câncer de pâncreas.

O maestro Jon Lord.
(Reuters) - Jon Lord, tecladista e cofundador do grupo de rock britânico Deep Purple, morreu em um hospital de Londres aos 71 anos, informou seu site oficial nesta segunda-feira (16). "É com profunda tristeza que anunciamos o falecimento de Jon Lord, que sofreu uma embolia pulmonar fatal, hoje, segunda-feira, 16 de julho, no Clinic de Londres, após uma longa batalha contra o câncer de pâncreas. Jon estava cercado por sua amorosa família", segundo a mensagem no site.

Lord foi coautor de muitas das canções do Deep Purple, incluindo "Smoke On the Water", e tocou com muitas outras bandas e músicos durante a sua carreira, como Whitesnake e Paice, Ashton e Lord. Ele foi pioneiro na fusão do rock com a música orquestral, com seu Concerto para Grupo e Orquestra sendo realizado pela primeira vez pelo Deep Purple e a Royal Philharmonic Orchestra no Royal Albert Hall de Londres em 1969.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

A dignidade em versos

O ser digno

O caminho correto.

Se me cansa o labor
Envergonha o fracasso,

Se na vitória há dor
Imponente me faço,

Se no canto há flor
Na rotina o cansaço,

Justaposto e igual
Para o bem ou o mal,

Festival de Teatro e FETEG: saiba como participar!


Inscrições para Festival de Teatro e FETEG iniciam em 1º de agosto
Evento será realizado no Tupec, de 1 a 28 de outubro.

Festival de Teatro e FETEG têm início no dia 1° de outubro.

O III Festival de Teatro de Mogi Guaçu ocorrerá de 1 a 28 de outubro simultaneamente com o 29º FETEG (Festival de Teatro Estudantil Guaçuano). O evento será no Teatro Tupec do Centro Cultural, localizado na Avenida dos Trabalhadores, 2.651, Jardim Camargo.

Nesta edição, a grande novidade será o teatro de rua, que terá as peças apresentadas no Teatro de Arena, do Parque Linear do Córrego dos Macacos, na Zona Sul da cidade.

As categorias que disputarão o título são de teatro amador, teatro estudantil (subdividido em infanto-juvenil e adulto), teatro de rua e mostra de teatro profissional. Uma peça será apresentada por dia e, se o número de inscrições coincidir com os dias reservados para as categorias estudantil e amador, a organização poderá utilizar os períodos vespertino e noturno para adequar a demanda das demais categorias. “Neste caso deverão ser apresentados os espetáculos nos períodos vespertinos e noturnos. Sendo o período vespertino destinado à categoria infanto-juvenil, caso seja necessário”, explica o secretário de Cultura, Edenílson José Faboci.

Orquestra Jazz Sinfônica volta a Mococa para apresentação gratuita


Orquestra Jazz Sinfônica faz apresentação em Mococa
Maestro Agenor Ribeiro Netto promete novos arranjos para clássicos da música popular brasileira e para trilhas de filmes consagrados.

Em nova apresentação em Mococa, Jazz Sinfônica promete
novos arranjos e surpresas agradáveis ao público.
A Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista, patrocinada pela Renovias, abre as programação de atividades da Semana Universitária Mocoquense e realiza concerto neste domingo (15), a partir das 20 horas, no Teatro Municipal de Mococa. A entrada é franca.

Para a ocasião, o maestro Agenor Ribeiro Netto promete novos arranjos para clássicos da música popular brasileira e para trilhas de filmes consagrados. No ano em que Luiz Gonzaga completaria 100 anos, a Orquestra Jazz Sinfônica fará uma homenagem ao cantor pernambucano. “Não vamos deixar essa data passar em branco. Durante apresentação, teremos uma parte dedicada a este grande nome da música popular”, ressalta Netto.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Música de 12


Unsuspected Soul Band estreia em Itapira
Show acontece nesse sábado (14) e reúne 12 músicos no palco do Capitão Black.

Unsuspected Soul Band.

Soul, Funk, Blues e Rock. A mistura destes elementos musicais, aliada a uma boa dose de elegância e uma proposta diferenciada voltada ao requinte é a receita da Unsuspected Soul Band, criada em Campinas, que se apresenta pela primeira vez em Itapira neste sábado (14). A estreia acontece no Capitão Black PUB e os ingressos antecipados custam R$ 15, podendo ser adquiridos diretamente na casa, à Avenida Jacareí, 64, Santa Cruz. 

A banda faz um resgate da música negra que embalou gerações nas décadas de 60 e 70, e que hoje está mais em voga do que nunca, tendo como seus representantes atuais nomes como, Amy Winehouse, Adele, Vintage Trouble, Joss Stone, entre outros. Com astral contagiante, o show possui repertório dançante, tanto nas composições próprias quanto nas versões de canções já consagradas. As interpretações clássicas ficam bem representadas por nomes como Marvin Gaye, Stevie Wonder, Michael Jackson e Jackson Five, Otis Reading, James Brown, Joe Cocker, Simply Red, Elvis Presley, Al Green, entre outros.

Para espantar o frio!


Nutristore e Hiperativa promovem evento Espante o Frio
Com o intuito de incentivar a pratica de esportes, projeto será realizado na próxima terça-feira (17), em dois horários.

Mande o frio pra longe!
 
Na próxima terça-feira (17), a NutriStore em parceria com a Academia Hiperativa realizam o evento "Espante o Frio", que ocorre à Avenida Júlio Xavier da Silva, em dois horários, das 7h às 9h e das 16h às 20h.

O projeto foi idealizado por Jander Dias, 29 anos, comerciante e proprietário da NutriStore Suplementos, com o intuito de incentivar as pessoas a praticarem exercícios físicos no inverno, estação do ano na qual estas atividades costumas ser esquecidas. A coordenação técnica do evento fica a cargo da equipe Hiperativa, que promoverá aulas de aerobox e pilates. Além dessas, o evento ainda terá dicas de alongamento, treinos e suplementação.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Desenhando e Colorindo no Tupec


Tupec expõe trabalhos do projeto Desenhando e Colorindo
Exposição aberta na manhã de hoje segue até o próximo domingo. Entrada gratuita.

Aulas expositivas do projeto Desenhando e Colorindo.

O Centro Cultural Tupec apresenta a partir de hoje, os trabalhos do projeto Desenhando e Colorindo, confeccionados durante as oficinas de artesanato promovidas entre os meses de maio e julho. Ao todo foram 20 oficinas de artesanato e 24 palestras sobre arte com a participação de aproximadamente 200 mulheres. Os trabalhos artesanais desenvolvidos em sala de aula estarão disponíveis para visitação dos dias 10 a 15 de julho, das 10h00 às 22h00. A entrada é franca.

O projeto Desenhando e Colorindo tem como finalidade ressaltar o valor da mulher na sociedade conduzindo as participantes ao reconhecimento de seu papel e à interação social. Além disso, o projeto visa a incentivar uma nova oportunidade de renda, desenvolvendo a capacidade criativa de todas.

domingo, 8 de julho de 2012

Workshop de Grafite e Street Art


Tupec recebe workshop de Grafite e Street Art
Oficina é ministrada pelo artista plástico paulistano Danilo Ricardo Silva. Vagas limitadas.

O artista plástico Zéh Palito.

As Secretarias de Cultura Municipal e Estadual, em parceria com o Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura (POIESIS) e Oficina Cultural Carlos Gomes promovem entre os dias 1º a 29 de setembro, ”Workshop de Grafite e Street Art”. As inscrições são gratuitas e acontecem no período de 16 de julho a 31 de agosto, no Centro Cultural, localizado à Avenida dos Trabalhadores, 2.651, Jardim Camargo.

Introduzida pelo percurso evolutivo da pichação até o grafite, a oficina apresenta os conceitos do movimento Street Art (arte de rua) e suas características, estilos (throw up, freestyle, wild style), materiais e técnicas, dando base para as atividades práticas de grafitagem.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Espaço aberto: Neologismos à parte, “vermefique” sua vida


Todo mundo tem o direito de ser um Verme
Caros leitores. É chegada a hora de quebrarmos os protocolos e falarmos tudo o que pensamos sem nos preocuparmos com a politicagem e a hipocrisia.


Faça o que o John Lennon diz
Depois de conversar com alguns fiéis leitores deste blog – não irei citar nomes, pois são muitos e eu estou de ressaca! – sobre o meu último texto que teve uma repercussão muito interessante (realmente não esperava isso!), resolvi fazer a todos a seguinte proposta: chegou a hora de quebrarmos os protocolos e falarmos tudo o que pensamos sem nos preocuparmos com a politicagem e a hipocrisia. Pretendo, com isso, criar um espaço para deixarmos fluir todos os sentimentos que, por uma necessidade de adequação à sociedade hipócrita, temos que trancafiá-los em nossa cabeça, privando-nos assim do privilégio de sermos Vermes.

É simples. Se você odeia alguém, chegou a hora de exercitar seus palavrões. Seu namorado, marido, caso ou ficante não te dá a devida atenção – não te come direito! –, aqui você pode falar. Sua namorada, esposa, caso, enrosco, passatempo, balzaca ou ficante anda meio descuidada – está parecendo uma leitoa! – meta a boca, está liberado. Se você quer sair do armário – pode isso Arnaldo??? –, não esquente a cabeça, o pessoal entende. Seu chefe é escroto, despeje aqui a sua raiva – mas cuidado: ele também pode acompanhar o blog!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

O rock and roll retorna a Pinhal


Primeira edição do Pinhal Rock Music Festival já tem data para acontecer
Festival de heavy metal ocorre no dia 11 de agosto. Bandas Torture Squad, Shadowside e Salário Mínimo já estão confirmadas.

1° Pinhal Rock Music Festival. Dia 11 de agosto,
no Clube Recreativo.

Depois de muitos anos, Pinhal volta a ser palco de um festival de rock com grandes nomes do cenário do Heavy Metal nacional. A cidade recebe o 1º Pinhal Rock Music Festival, no próximo dia 11 de agosto, no Clube Recreativo.

O evento já tem presença confirmada das bandas Torture Squad, Shadowside, Salário Mínimo e Claustrofobia e Headliners. A abertura fica a cargo das bandas regionais Hellish War (Campinas/SP), Lothloryien (Poços de Caldas/MG), Slasher (Itapira/SP), Barbaria e Desecrated Sphere, ambas de Mogi Guaçu (SP).

Comum em eventos do gênero, o 1º Pinhal Rock Music Festival também cede espaço para as pratas da casa Hallowed-Maiden Tribute e Wolfpack, além da inovadora apresentação da Banda Filarmônica Cardeal Leme, que abre os show com clássicos do rock and roll.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Música na Praça


Orquestra Jazz Sinfônica faz concerto em Águas da Prata
Composta por 68 músicos, Sinfônica tem repertório variado e executa de Richard Strauss a Pixinguinha.

Orquestra Jazz Sinfônica.

A Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista participa das comemorações do aniversário de Águas da Prata e realiza um concerto neste domingo (08), a partir das 18h, na Praça da Bandeira, no centro da cidade. Com repertório variado, a orquestra executa desde grandes nomes da música clássica como Franz Liszt e Richard Strauss até Adoniram Barbosa, Pixinguinha, Ari Barrosos e outros importantes cantores nacionais.

A diversidade musical é a receita da orquestra para cativar os espectadores. Outra característica marcante é a interatividade e a proximidade com o público durante as apresentações da Jazz Sinfônica. “Teremos arranjos para clássicos da música popular brasileira e para trilhas de filmes consagrados”, conta o maestro Agenor Ribeiro Netto.

Como de costume!!!


Tributo Festa Rock lota Santa Fé em noite de covers
Após noitada de clássicos e muita potência sonora organização divulga data de nova edição.

Festa Rock em Itapira.

Com todas as expectativas superadas, a quinta edição do Tributo Festa Rock ocorreu na noite de sábado (29) e lotou as dependências do Santa Fé Eventos. O espaço da antiga discoteca ficou repleto de fãs das bandas homenageadas na noite. O público começou a entrar por volta das 21h. A primeira banda a se apresentar foi a Grinder, estreando, no evento, seu tributo a Judas Priest. O grupo Red John, escalado para a abertura, cancelou a participação no evento devido a problemas de saúde envolvendo um de seus membros.

Na sequência foi a vez da Metlica (Mettalica Cover), seguida pela Acid/C (AC/DC Cover). O encerramento ficou a cargo da Masked Maggots, que tocou pela primeira vez em Itapira, mostrando seu tributo ao Slipknot. Totalmente envolvidos com a proposta, os membros do grupo seguiram fielmente o figurino da banda original, levantando o público que participou ativamente de todos os shows. Ao final, ainda posaram para fotos com dezenas de pessoas.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

4° Arraiá do Guaçu é neste fim de semana


Quarta edição do Arraiá do Guaçu acontece no próximo fim de semana
Pela primeira vez no Jardim Novo I, festa traz brincadeiras típicas e tradicionais quitutes caipiras.

Arraiá do Guaçu acontece na Praça Iracema
Miachon Bueno, no Jardim Novo I.
 
A 4ª edição da festa “Arraiá do Guaçu” acontece nos dias 7 e 8 de julho, na Praça Iracema Miachon Bueno, no Jardim Novo. Neste ano, o evento ocorre no Jardim Novo devido à ampla praça do local, de fácil acesso para toda a população. Em 2009 e 2010, a festa caipira aconteceu na Avenida dos Trabalhadores e, no ano passado, na Praça Antonio Giovani Lanzi [Capela].

No evento, que promete agitar a cidade no próximo fim de semana, não faltará brincadeiras típicas como, pau-de-sebo e cadeia, além dos tradicionais quitutes caipiras. Durante a abertura oficial, no sábado (7), às 21h, terá foguetório, anunciando que a quadrilha pode começar.